sábado, 24 de novembro de 2018

Museu de Arte Sacra de São Paulo - "È Nato Gesù" | "Os Artesãos e seus Presépios" - 29.11.18


MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO INAUGURA DUAS MOSTRAS DE PRESÉPIOS 

"È Nato Gesù" apresenta o trabalho do artista italiano Ulderico Pinfildi e expõe uma projeção 3D, em tamanho real, do Presépio Cuciniello do Museu de San Martino 

"Os Artesãos e seus Presépios II” entra em cartaz na Sala MAS-Metrô Tiradentes, em parceria com a SUTACO, e exibe 33 presépios criados por 15 artesãos paulistas 


Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, inaugura sua tradicional mostra de presépios, este ano composta por duas exposições simultâneas. “È Nato Gesù” entra em cartaz no espaço do MAS-SP e apresenta o trabalho do presepista italiano Ulderico Pinfildi por meio de um vídeo, de peças que compõem as cenas mais importantes dos presépios napolitanos, e da exibição de projeção 3D, em tamanho real, do Presepe Cuciniello del Museo di San Martino. A segunda edição de “Os Artesãos e seus Presépios” será realizada em parceria com a SUTACO - Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, e ocupa a Sala MAS-Metrô Tiradentes, contando com quatorze presépios criados por artesãos do Estado de São Paulo. 

Em “È Nato Gesù”, o público visitante passa a conhecer o minucioso trabalho de Ulderico Pinfildi. Criado ao redor do ateliê de seu pai, ceramista, mestre em cerâmica esmaltada, aprendeu desde cedo o ofício da faiança e da cerâmica, o que lhe foi extremamente útil quando se viu apaixonado pela arte dos presépios. “Ao visitar os museus e, principalmente, o Museu de San Martino, nasceu essa admiração por essas figuras fascinantes. Os meus estudos se tornaram cada vez mais sérios e profundos: tive que estudar anatomia, primeiramente a do rosto, depois a do corpo inteiro, que me permitiu realizar figuras inteiras, nuas, que na nossa área chamam-se ‘academia’, e esculturas também de grandes dimensões”, comenta o artista.  

Para a exposição, Ulderico Pinfildi apresenta um vídeo que trata das várias fases de realização de suas peças, contextualizando personagens e origens. Em seguida, o espectador é levado a um percurso que exibe as principais cenas do presépio napolitano, em meio às figuras criadas pelo artista conforme técnicas operacionais dos artesãos do século XVIII. Por fim, o visitante pode conferir a projeção 3D do Presepe Cuciniello del Museo di San Martino, que tem como característica principal o movimento. Nos dizeres de Ileana Creazzo, curadora da Seção do Presépio do museu: “A sua criação está sempre in fieri (em andamento), pois é uma prerrogativa de quem organiza o presépio compor como preferir as cenas, mudar de lugar animais e objetos de acordo com a necessidade, vestir as estátuas (sejam elas humanas ou angelicais) e colocá-las nas posições mais variadas, iluminar ou colocar, mais sombra, tudo com o objetivo de condicionar as sensações de quem olha. Ao espectador cabe participar e se emocionar com esse jogo, mais mental do que manual, cujo objetivo é o de criar com as próprias mãos uma realidade inexistente” 
  
Os Artesãos e seus Presépios II” apresenta, na Sala MAS-Metrô Tiradentes, o trabalho de 15 artistas paulistas selecionados por meio de edital da SUTACO - Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades. Nesta mostra, o visitante pode contemplar peças em técnicas de modelagem, pintura, esmaltação e queima, marcenaria, escultura em madeira, com reutilização de resíduos têxteis, trançado e tingimento em palha de milho, reciclagem de papel e torção em metal. Nos dizeres de Marlene Augusta dos Santos, subsecretária substituta da SUTACO: “Essa exposição tem como objetivo mostrar como os artesãos paulistas homenageiam a chegada do Menino Jesus com figuras tradicionais e também de forma inovadora, difundindo a cultura popular”.


Press releases completos, anexos.






"È Nato Gesù", Ulderico Pinfildi


Exposição: "È Nato Gesù 
Artista: Ulderico Pinfildi 
Abertura: 29 de novembro de 2018, quinta-feira, às 18h 
Período: 30 de novembro de 2018 a 06 de janeiro de 2019 
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo - www.museuartesacra.org.br 
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)  
Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas  
Horários: De terça-feira a domingo, das 9 às 17h | Presépio Napolitano: das 10 às 11h, e das 14h às 15h 
Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (Meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem - mediante comprovação) | Grátis aos sábados | Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares - mediante comprovação.  



"Artesãos e seus Presépios"
 

Exposição: “Os Artesãos seus Presépios II 
Artistas: Alexandre Eufrásio dos Santos, Andrea Maria GozziDeilon Gomes de Lima, Eduardo Rafael Figueiredo Ribeiro, Giovana Fortini, Luiz Carlos Bollini, Marcia Luiza Zani, Magali Lopes, Márcio Luiz Mazon, Marli Triñanes Lopes Dalle Molle, Olga Lukacsak, Vera Lucia Baldassarri Corvello Sola, Vagner Rodrigues e Wandecok Cavalcânti de Almeida 
Abertura: 29 de novembro de 2018, quinta-feira, às 18h 
Período: 30 de novembro de 2018 a 06 de janeiro de 2019 
Local: Sala MAS - Metrô Tiradentes - www.museuartesacra.org.br 
Estação Tiradentes do Metrô - São Paulo – SP 
Tel.: (11) 3326-5393 – agendamento/educativo para visitas guiadas 
Horários: Terça-feira a domingo, das 9 às 17h 
Ingresso: Grátis aos usuários do Metrô


Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now