sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Catálogo da exposição Urômelos, Coelhinhos e Quimeras - Antônio Carlos Elias no Museu Correios


Catálogo da exposição Urômelos, Coelhinhos e Quimeras será lançado  no dia 11 de agosto no Museu Correios#Evento contará com bate-papo com o artista Antônio Carlos Elias
e a curadora Renata Azambuja
#Mostra prossegue em cartaz até 16 de setembro

Em cartaz no Museu Correios, a exposição “Urômelos, coelhinhos e quimeras: trabalhos recentes de Antônio Carlos Elias" tem despertado a curiosidade do público pela estranheza e humor das obras do veterano artista brasiliense.

Agora, os visitantes poderão levar para casa um pouco da mostra em um catálogo bilíngüe, a ser lançado no dia 11 de agosto (sábado), às 16h, no Museu Correios. A publicação com 56 páginas tem textos da curadora Renata Azambuja e fotos de Lucas Las-casas. No mesmo dia, haverá uma bate-papo com o artista e com a curadora da exposição. A entrada é franca e o catálogo será distribuído gratuitamente.
“Urômelos, coelhinhos e quimeras“ apresenta um conjunto de trabalhos realizados desde 2015 e que parece ser um novo ponto da trajetória do veterano Antônio Carlos Elias. O que poderia ser uma mostra retrospectiva, dado o tempo de atuação do artista, é o início de uma nova história que rompe com as amarras a um ciclo criativo pré-existente.
As obras são apresentadas dentro do que a curadora chama de “nichos instalatórios”. O número de peças em cada um dos 10 nichos é variável. Às vezes, são quatro telas, outras, são oito ou somente duas. As esculturas também variam: podem ser de duas a oito peças. Há espaços, ainda, para os “brinquedos” ou peças industrializadas.








A mostra tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e apoio do Museu Correios.
Sobre o artista - Com formação híbrida e também atuando em área científica médica, Antônio Carlos Elias tem forte influência de questionamentos ligados à vida. A percepção sobre o corpo humano e como interage com o espaço. A finitude humana e questionamentos sobre a existência. O ambiente intervém no trabalho do artista criando uma relação intimista com o espaço proposto, promovendo uma mudança dependendo do local onde for montado. Instalações e objetos são idealizados a partir de fotografias, pinturas e até mesmo desenhos dependendo do conceito proposto a mostra e se moldando ao espaço proposto para cada exposição. Atua também com esculturas em intervenções em espaço físico. As pinturas, de grandes dimensões, em tinta acrílico em tela, além da aplicação de colagens com objetos, gesso de Paris e cera de utilidade de uso odontológico, incorporados à obra por meio da interposição de vidro.
Sobre a curadora – Renata Azambuja é pesquisadora, curadora independente, crítica de arte e arte-educadora em como temas centrais de pesquisa as relações entre arte e política, arte brasileira e fotografia contemporânea. É Licenciada em Artes Plásticas pela UnB, Mestre em Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea pelo City College/City University of New York.

Serviço:Bate-papo com o artista e a curadora e lançamento do catálogo bilingue:
Data: 11 de agosto (sábado)
Horário:16h
Local: Museu Correios - Setor Comercial Sul Q. 4 Bloco A Edifício Apollo
Entrada franca
Urômelos, coelhinhos e quimeras: trabalhos recentes de Antônio Carlos EliasPeríodo: até 16 de setembro
Local: Museu Correios - Setor Comercial Sul Q. 4 Bloco A Edifício Apollo
Horários: de terça a sexta, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
Entrada franca

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now