domingo, 22 de julho de 2018

Imagem Semanal Escola de Delft





Delft era uma pequena cidade da Holanda, famosa pela fabricação de azulejos e tapetes. A cidade ficou decadente em relação a Amsterdam e Roterdam. Num determinado período, juntaram-se ali um grupo de pintores de qualidade excepcional o que levou esse tempo ser identificado como Escola de Delft ou a Época de Ouro da pintura holandesa. Entre tantos fazem parte: Carel Fabritius, Nicolaes Maes, Pieter de Hooch, Vermer, Gerard Houchgeert e Emanuel de Witte. Vermeer and the Delft School foi apresentada no Metropolitan Museumn of Art, Nova York e depois na National Gallery, Londres. View of Delft, 1660-1661. de Joahannes Vermeer. Mauritshuis.


Hendrick Cornelisz Vroom (1566-1640) Nasceu em Harlen. Seu treinamento foi em Delft. Foi para Espanha e Itália, tendo ficado em Florença sob o patrocínio do Cardeal Ferdinando de Medici, até retornar a Harlen, onde se fixou. Dedicou-se às marinhas. 



Ships Trading in the East, 1614. National Maritime Museum, Londres


View of Deftt from the Southwest, 1615. Stedelijk Museum, Amsterdam.

Naval Battle off a Rocky Coast, 1626. Museu do Prado, Madrid.




Carel Fabritius (1622-1654) Nasceu em Midden-Beensteer. Trabalhou em Delft, onde morreu. Foi aluno de Rembrandt e um dos fundadores da Escola de Delft. Paisagens, cenas de gêneros e retratos eram sua especialidade. Foi professor de Vermeer. View of Delft, 1652. The National Gallery of London.



The Gate Guard/ The Sentry, 1654. Statliches Museum.

The Goldfinch, 1654. Mauritishuis.



Johannes Vermeer ou Vermeer de Delft (1632-1675) Nasceu e viveu toda sua vida em Delft. Foi o maior pintor da Escola de Delft., onde viveu todo seu tempo, Foi sepultado na antiga Igreja de Delft. Foi comerciante de arte, de onde tirava seu sustento. Viveu e morreu na extrema pobreza. A pintura exalta a virtude doméstica. Há cerca de 40 quadros atribuídos a ele. Litle Street (1659-1650). Lady Seetead at a Virginal, 1662. National Gallery.


View of Houses in Delft, known as 'The little Street, 1658. Rijiskmuseum, Amsterdam.

A Lady and Two Gentlemen, 1659. Herzog Anton Ulrich Museum.


Pieter de Hooch (1629-1684) Foi o pioneiro da escola de Delft e um dos mais inventivos pintores holandeses da sua Era de Ouro. Pouco se sabe sobre sua vida. Nasceu em Roterdam e estudou em Harlem. Foi aluno de Berchen e contemporâneo de Vermeer com quem dividiu os temas e o estilo. de Hooch retratou os costumes de seu país em sua época. Mistress and her Mais. Museu do Hermitage, São Petersburgo.
Mistress and her Mais. Museu do Hermitage, São Petersburgo.



A Woman Peeling Apples, 1663. The Wallace Collection, Londres

Woman Drinking with Soldiers, 1658.




Gerard Houckgeestst (1600-1661) Nasceu em Hague. Trabalhou  Delft e outras cidades. Dedicou-se a registrar a arquitetura imaginárias e interior das igrejas. Ambulatory of the New Church in Delft, 1651. Mauritshuis.
Ambulatory of the New Church in Delft, 1651. Mauritshuis.


Interior of the Oude Kerk, Delft, with the Pulpit of 1548. Rijiksmuseum, Amsterdam.


 Portrait of Henrietta Maria of France, s.d. Coleção particular.






Hendrick Cornelisz Van Vliet (1611-1675) Nasceu e morreu em Delft. Especializado em retratos e cenas mitológicas e históricas. Pintor e gravador. Estudou com o pai



A Man, 1636. Museu do Louvre. Paris.



Portrait of Michiel van der Dussen, his Wife, Wilhelmina and their Children, 1640. Stedelijk Museum, Amsterdam.


Girl Holding a Fan, 1645. Hermitage Museum, São Petersburgo.






Emanuel de Witte (1617-1692) Nasceu em Alkman, Holanda. Estudou Geometria. Ligou-se a Coperativa de São Lucas em sua cidade natal Ao mudar-se para Delft foi aluno de Evert van Aelst. Inicialmente pintava retratos e cenas religiosas ou mitológicas. Em Delft, dedicou-se à pintura de interiores de igrejas. Witte teve una vida trágica e sofrida terminada com seu suicídio. 



Interior of a Calvinist Church, 1660. Rijksmuseum, Amsterdam.

Interior of a Calvinist Church, 1660. Rijksmuseum, Amsterdam.

Portrait of a Family in an Interior, 1678. Alte Pinakothek, Munique.





Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now