quinta-feira, 12 de julho de 2018

Exposição História Bordada traz trabalhos de artesãs do projeto "Oficina do Saber",

Foto: Larissa Lopes.

EXPOSIÇÃO “HISTÓRIA BORDADA” FICA NO VIASHOPPING
BARREIRO ATÉ O DIA 03 DE AGOSTO COM VISITAÇÃO GRATUITA
MOSTRA ESTÁ EM EXIBIÇÃO NO 2º PISO – LADO B DO SHOPPING E
TRAZ TRABALHOS DAS BORDADEIRAS DO PROJETO “OFICINA DO SABER”

A história da região do Barreiro contada por meio do bordado. Esta é a ideia da exposição “História Bordada” que está em cartaz no ViaShopping Barreiro e fica até o dia 03 de agosto com visitação gratuita. A mostra reúne os trabalhos de 48 artesãs da região que fazem parte do projeto “Oficina do Saber”.
A exposição reúne telas que retratam um Barreiro amado pela comunidade e também apresenta um trabalho em ordem cronológica. Nos primeiros bordados, as artistas trazem um Barreiro rural que contempla fazendas, feiras, parques e sua biodiversidade. Na sequência, o seu desenvolvimento, com habitações, indústrias e transportes. E, por fim, as telas retratam, em especial, o lugar que as acolheu, o lugar onde vivem e fazem sua história: a Vila Cemig, um bairro da região e onde elas residem. Para cada bordadeira foi pensado um trabalho específico. Para cada trabalho, um tempo dedicado. A cada obra, um retrato da alma.
“O trabalho dessas artesãs é lindo e tem um forte vínculo emocional com o Barreiro, além de contar a história da região por meio do bordado. Sempre buscamos incentivar e apoiar iniciativas como esta”, conta Pedro Rocha, gerente de marketing do ViaShopping.
A mostra é realizada por freis agostinianos por meio da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantenedora do colégio Santo Agostinho e de obras sociais agostinianas. As artistas são alunas da Oficina do Saber, um projeto da Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA) que atende jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade pessoal e social. O projeto promove a inclusão social, cultural e digital de seus atendidos, por meio da qualificação profissional, da promoção da cidadania e do aumento da escolaridade. Além disso, oferece atividades de capacitação em informática, corte e costura e o curso de "Cidadania com Arte", em que os alunos aprendem técnicas de artesanato, dentre elas, o bordado.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “HISTÓRIAS BORDADAS”
Data: até 03 de agosto de 2018
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h │domingos e feriados: das 14h às 20h
Local: 2º Piso, lado B do ViaShopping Barreiro (Av. Afonso Vaz de Melo, 640)
Visitação gratuita

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now