sexta-feira, 6 de abril de 2018

Inventário Galeria - Dudu Garcia Curadoria: Marcus Lontra Costra na Verve Galeria



VERVE GALERIA EXIBE INDIVIDUAL DE DUDU GARCIA 

"Inventário" apresenta recorte da produção do artista ao longo de seus dezesseis anos de carreira, com pinturas criadas a partir do uso de materiais orgânicos  

Verve Galeria inaugura "Inventário", do artista plástico brasileiro Dudu Garcia, sob curadoria de Marcus de Lontra Costa. A individual, composta por 12 pinturas em técnica mista, busca reunir, pela primeira vez, um recorte de sua produção, abordando como tema principal o tempo e a matériaem uma pesquisa sobre a expansão dos limites da pintura. 

Entre o abstracionismo informal e o hiper-realismo, o trabalho de Dudu Garcia procura trazer o deslocamento de paisagens urbanas despercebidas para dentro da tela, sendo o diálogo com a ação do tempo uma das principais ferramentas utilizadas em sua investigação pictórica. Ao se utilizar de materiais como carvão, pó de pedra, poeira, linóleo, borracha e limo, suas pinturas tomam forma em suportes que variam entre telas de linho, cânhamo e canvas de algodão. Nos dizeres do próprio artista: "Meu trabalho é muito orgânico. As cores são cores naturais que encontramos no mundo, fora da pintura. A técnica envolve monotipia, infusão, colagem, pintura, todos feitos em técnica muito autoral, desenvolvida dentro do studio".  

Para mostra nVerve Galeriaforam selecionados trabalhos realizados entre 2002 e 2018, no intuito de criar um amplo panorama da produção do artista. Sobre essa produção, o curador Marcus de Lontra Costa comenta: "Há, em sua ação, uma espécie de aura romântica, um compromisso com a criação do belo e com a revelação de um mundo escondido diante de nosso olhar. Para ele, o artista é um desbravador, um descobridor, e a tarefa maior de seu ofício é desnudar os véus do olhar. A pintura é instrumento de sensibilização, simples e sofisticada como o pão e o vinho. Através de manchas de cores formadas por camadas de tinta sobrepostas, o trabalho do artista revela um processo pictórico sensível e bem elaborado".  

Acerca de sua inspiração para criar, Dudu Garcia acredita no exercício prático e contínuo do trabalho como fonte de ideias e de realização. "Seus objetos, desenhos, pinturas, esculturas superam as tradicionais classificações da arte e se afirmam como elementos totêmicos de grande força e potência visual, revelando um artista maduro, inteligente e sensível, que domina os seus meios expressivos e insere a sua produção na vigorosa arena complexa e perturbadora que abriga e espelha a arte contemporânea e seu papel fundamental no mundo em que vivemos", conclui Marcus de Lontra Costa. 



Dudu Garcia, "Nova Topografia" (2008)






Exposição: "Inventário" 
Artista: Dudu Garcia 
Curadoria: Marcus de Lontra Costa 
Coordenação: Allann Seabra e Ian Duarte Lucas 
Abertura: 09 de abril de 2018, segunda-feira, às 19h 
Período: 10 de abril a 26 de maio de 2018 
Local: Verve Galeria – www.vervegaleria.com 
Endereço: Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo – SP 
Telefone: (11) 2737-1249 
Horários: Terça a sexta-feira, das 10 às 19h / Sábado, das 11 às 17h 


Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now