sexta-feira, 16 de março de 2018

Fernand Léger - Cubismo.




Jules-Fernand-Henri Léger (1881-1954) Nasceu em Argentan, França. Pintor, desenhista e gravurista francês ligado ao Cubismo. Aos 14 anos, iniciou sua formação artística. Estudou na Escola de Arts Decorativas. Foi aluno de Gérôme e da Academie Juliard. Foi influenciado por Cézanne e Rousseau. Influenciou Tarsila do Amaral, que trabalhou em seu ateliê.Conviveu com Chagal, Picasso e Braque e abraçou o Cubismo. Serviu na Primeira Guerra Mundial,  após a baixa executou alguns trabalhos com máquinas mecânicas. Na Segunda Guerra, mudou-se para os Estados Unidos, onde foi professor na Yale University. Retornou a França e De volta à sua terra natal, concebeu os vitrais da Igreja de Sacré-Coeur de Audincourt e um painel para o Palácio das Nações Unidas, Nova York. e um. Filiou-se ao Partido Comunismo e sua obra tomou rumos sociais. Recebeu o grande prêmio da Bienal de São Paulo, após sua morte. Um dos seus temas preferidos foi o circo. Em 1960, foi inaugurado em Biot o Museu Fernand Léger.




n
Contrast of Form, 1918. MoMA, Nova York.


Bargerman, 1918. MoMA, Nova York.

Composition, 1918-1919. Metropolitan Museum of Art, Nova York.




Still Life with Berr Mug, 1921. Tate Gallery, Londres.



Two Women, 1922. National Gallery of Art, Washington.



El Puente Fecha, 1923 Colección Carmen Thyssen-Bornemiza, Madrid.


La Lecture, 1924. Centre Georges Pompidou, Paris.



Élements Mécaniques, 1926. Litografia. Tate Gallery, Londres. Após a guerra, o artista fez uma série de obras tendo como temas as máquinas.




Woman Holdin a Vase, 1927, Guggenheim Museum, Nova York.



Playing Cards, 1928. Tate Gallery, Londres.


Composition aux Trois Figures, 1932,  Centre Pompidou Paris.


Starfisch, 1942. Guggenheim Museum, Nova York.


Big Julie, 1945. MoMA, Nova York.


The Acrobat and his Partner, 1948. Tate Gallery, Londres.


Builers with Rope, 1950. Guggenheim Museum, Nova York.



Le Byciclist, 1951. Metropolitan Museum of Art, Nova York.


Face, Hands, 1952. MoMA, Nova York.



A Grande Parada, 1954. Guggenheim Museum of Art, Nova York.1918


Two Woman Holding Flowers, 1954. Tate Gallery, Londres.


Circus, 1975 (editada).  Litografia. Coleção particular.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now