terça-feira, 24 de outubro de 2017

Claes Oldemburg POP Art






Claes Oldemburgo (1929-) Nascido na Suécia, mudou-se, com a família para Chicago. Estudou Literatura e História da Arte na Yale University, entre 1946-1950. Entre 1950-1954 estudou sob a orientação de Paul Wieghardt no The Art Institute of Chicago. Em 1956 radicou-se em Nova York.  Naturalizou-se americano.
 No início da carreira dedicou-se a performance e mais adiante a realização de esculturas públicas tendo como temas objetos do dia a dia em escalas gigantescas.
Uma parte significativa de seus trabalhos foram realizados em parceira com sua mulher Coosie van Bruggen até sua morte em 2009. É representado pela Pace Gallery.


Freighter and Sailboat, 1962. Guggenheim Museum, Nova York.


Floor Cake, 1962.


Soft Pay-Telephone, 1963. Guggenheim Museum, Nova York.


French Fries and Ketchup, 1963.


Soft Toaster,1964.  Allen Memorial Art Museum, Ohio.


 
Three-Way Plug, 1970 Philadelphia, PA


Sculpture in the Form of a Bicycle Saddle, 1976.


Split Button, 1981.


 Spoonbridge and Cherry, 1985-1988.


Free Stamp. 1991.


Shuttlecocks, 1994. The Nelson-Atkins Museum of Art, Kansas City.


Saw Sawing, 1996

Clothespin,1976. Filadelfia.


Hat, 1982. Salinas.

Tube Supported by its Contents

1983.



Pickax,1988. Documenta de Kassel.



The Apple Core,   The Israel Museum, in Jerusalem.


Typewriter Eraser, 1998-1999. National Gallery of Art Sculpture Garden.
Typewriter Eraser. National Gallery of Art Sculpture Garden 1998-9
Safeyt Pin, 1999. Nova Orleans.


Dropped Cone, 2001.


Floating Peel , 2002Cantor Arts Center, Stanford University.




Soft Viola, 2002. The Whitney Museum of American Art


Soft French Horn, Unwound, 2002. The Whitney Museum of American Art, Nova York.


Learning Clarinet, 2006. Whitney Museum of American Art, Nova York.







Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now