quarta-feira, 21 de junho de 2017

Kasimir Malevtich







Kasimir Malevich (1878-1935) Nasceu em Kiev, Ucrânia. Em 1895, começou seus estudos na Universidade de Kiev. Aos quinze anos ganhou uma caixa de pintura. Com a morte de seu pai, mudou-se para Moscou, onde estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de 1904 a 2010. onde estudou na Escola de Pintura, Escultura. Ao graduar-se, fez treinamento no atelier de Fiodor Rerberg. Na própria Moscou, estudou os impressionista, fauvistas, futuristas e cubistas. Participou da exposição do grupo União da Juventude. Com seu Quadro Negro sobre Fundo Branco, 1913, iniciou uma nova era na arte russa indo de encontro com a cultura vigente. Participou junto com outros artista da exposição 0-10, quando foi lançado oficialmente o manifesto do Suprematismo. A evolução de 1917 tornou-o um nome forte das artes, tendo trabalhado como professor e pesquisador. Entre 1919-1922, trabalhou em Vitebsk, terra da Chagall, de quem era  subordinado. Fundou o grupo UNOVIS e escreveu a maior parte de seus textos teóricos. Um desentendimento com Chagall, o fez deixar o cargo e Malevitich assumiu o cargo. Fez dois importantes discípulos Illia Tchachnik e Nikolai Suetine. Em1923, voltou para São Petersburgo. Fez exposição em Berlim com grande sucesso. Em 1929, caiu em desgraça com a Revolução, tendo sido demitido dos seus cargos e preso. Morreu pobre e esquecido. Malevichi, Kandinski e Mondrian são considerados os fundadores da arte abstrata. Hoje o seu trabalho tem reconhecimento mundial. Retrospectiva no Metropolitan Museum e Guggenheim,Nova York e Tate Modern, Londres.


Portrait of a Member of the Artist's Family, 1906. A influência do Bonnard e Vuillard.

Bathers, 1908. Influência de Cézanne.


 Op de boulevard, 1910. Stedelijk Museum Amsterdam


Morning in the Village after Snowstorm, 1912. Guggenheim Museum, Nova York.



Woodcutter, 1912. Stedelijk Museum, Amsterdam, Netherlands


Woman with Pails: Dynamic Arrangent, 1912-1913. MoMA, Nova York.


Someone Wicked, 1913. St Petersburg Museum of Theater and Music.

 



Red Square, 1913.


The Knife Grinder or Principle of Glittering, 1913. Yale University Art Gallery.


Vil' Gel' Mova Karusel, 2014. Litografia Poster. MoMA, Nova York.



Airplane Flying, 1915. MoMA, Nova York.


Suprematism, 1915. Stadelijk Museum, Amsterdam.


Sem título, 1916. Guggenheim Museum, Nova York.


Dynamic Suprematism, 1918. Tate Gallery, Londres.


 Self-Portrait in Two Dimensions, 1915. Stedilijk Museum, Amsterdam.


Black Square and Red Square, 1915. MoMA, Nova York.


Suprematism Painting, 1916-1917. MoMA, Nova York.




White on White, 1918. MoMA, Nova York.




Black Circle, 1923-1929. Russian Museum, São Petersburgo.



Black Square, 1929. Tate Gallery, Londres.




Black Cross, 1929. Russiam Museum, São Petersburgo.


Sportsmen, 1928-1930. Russian Museum, São Petersburgo.

Red Cavalry, 1932. Russian Museum, Saint Petersburg, Russia.

Red House, 1932. Russian Museum, Saint Petersburg, Russia.



The Worker, 1933. Russian Museum, São Petersburgo.


Self-Portrait, 1933. Russian Museum, St. Petersburg.


Red House, 19


Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now