terça-feira, 20 de junho de 2017

Alex Hornest produz maior mural de arte de Indaiatuba ao ar livre



Alex Hornest produz maior mural de arte de Indaiatuba ao ar livre
Obra traz a visão do artista sobre a importância da ocupação dos espaços públicos, agregando valor ao seu entorno

O artista multimídia, pintor e escultor brasileiro, Alex Hornest, produziu um mural em homenagem à Indaiatuba. Este é o maior painel da cidade e o maior já pintado por Onesto, como também é conhecido. A obra procura resgatar a importância da ocupação dos espaços públicos pelos cidadãos, incentivando a convivência nas praças, por exemplo, ao promover a arte ao ar livre e ao alcance de todos.

“Procuro criar um diálogo entre o que estou pintando e o que existe no entorno. Não quero que o painel se destaque, mas que se agregue ao espaço. Quando produzo algo, chego no local, faço uma pesquisa e uso ideias na minha arte que sejam pertinentes com a interação entre as pessoas e a cidade ou com o que estou observando”, explica Onesto.

Indaiatuba é reconhecida por seu alto IDH e por sua política de conscientização em prol dos bons tratos aos animais. Utilizando-se do humor, Onesto aproveitou o espaço para reforçar a importância deste sentimento de proteção e de bem-estar dos animais. “Minha visão sobre os fatos e a pesquisa rápida que fiz, me levaram a desenvolver o mural indo para um lado mais bem-humorado. Isso porque meu traço também permite isso”, completa.

Na obra, é possível reconhecer os traços e o famoso personagem de mãos grandes do artista, que já participou de mais de centenas de exposições no Brasil e no exterior. O painel possui mais de 300 m² e foi pintado usando técnicas de graffiti, na parede lateral do prédio Carlos Bicudo, localizado em frente à praça da Matriz - Paróquia Nossa Senhora da Candelária -, no centro de Indaiatuba. Para quem passa diante do prédio ou mesmo um pouco mais distante, pela Rua XV de novembro, é possível visualizar o mural todo.

O convite para Onesto partiu de jovens empreendedores da família Bicudo, proprietários do edifício desde 2013, o qual tem passado por uma série de melhorias e modernização nos últimos anos.

“Temos uma conexão de longa data com a cidade e acreditamos na força das artes e das intervenções urbanas como forma de dialogar e valorizar atributos da própria cidade, como qualidade de vida, por qual Indaiatuba já se destaca, com um dos melhores IDHs do país, e o convívio entre os moradores”, conta Gustavo Bicudo.


Sobre o artista

Alex Hornest é pintor, escultor e artista multimídia. Vive e trabalha em São Paulo, cidade que o inspira com toda sua intensidade e o faz refletir sobre temas urbanos e a relação com seus habitantes.
  
Suas esculturas são feitas com madeira, ferro, porcelana e concreto, transformados em objetos casuais ou incomuns de nosso cotidiano. Em suas pinturas com tinta a óleo e acrílico, busca criar texturas e contrastes com sobreposições que definem luz, sombra, profundidade e distância, uma vez que as cores, para ele, não são o ponto-central para interpretar os assuntos retratados.

No grafitti, criou 72 pseudônimos, sendo Onesto o mais conhecido. É considerado um dos mais importantes artistas brasileiros e um dos principais responsáveis pela ampliação da divulgação sobre o graffiti no Brasil.

Paulistano da zona leste, nascido em 1972 no Tatuapé, Hornest começou a trilhar sua carreira no mundo das artes no início da década de 90. Desde então, já produziu pinturas públicas e participou de exposições no Brasil e no exterior, como em Nova Iorque, São Francisco e Los Angeles (EUA), Bogotá (Colômbia), Quito (Equador), Firenze (Itália), Viena (Áustria) e Lisboa (Portugal) entre outros. 

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now