segunda-feira, 15 de maio de 2017

O Lugar do outro Lugar Atelier Coletivo 2e1







Olá!
Nesta sábado (20/05), das 12 às 17 horas, venha conhecer nosso novo espaço no Centro de São Paulo, na histórica Galeria Califórnia, e conferir da abertura da exposição "O lugar do outro lugar" desenvolvida pelos integrantes do Coletivo 2e1.


"O lugar do outro lugar" começou em 2016 como um conjunto de reflexões e discussões entre os artistas então participantes do Programa de Acompanhamento de 2e1. Os debates se deram sobre as distâncias geográficas que caracterizam o grupo. Reunindo-se semanalmente através de uma plataforma online, estes artistas estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Brasília, Uruguai e em outros estados e países. Tal localização é móvel, pois eles se movem, mudam de residência e continuam se encontrando. É evidente que, após tantos anos, tantos encontros, tenham sido formados vínculos importantes de confiança e colaboração, muito ou completamente similares às experiências de grupos presenciais mais tradicionais. As relações são percebidas como “naturais” e “fluidas”, como se não fossem tão presentes as várias interfaces que as mediam, já que este grupo tem como principal lugar de encontros uma plataforma online.
Recentemente, no momento em que surge a vontade de ir à público, algumas questões vieram à tona: O que caracteriza o grupo? O que significa o fato de os encontros serem em sua maioria remotos? Como o grupo e cada membro se veem neste contexto? Quem é esse “outro”, esse “outro remoto”, esse “outro de outro lugar”? Que lugar é esse onde o “outro” está?

Foi nesse “lugar da vontade de conhecer o outro”, nesse cruzamento de diversas individualidades e posicionamentos geográficos, que saiu uma faísca. Buscou-se um gatilho, um disparo criativo, um “despertador” para um processo coletivo de criação artística. Desse exercício de pensar poeticamente juntos nasceu o projeto “o Lugar do outro Lugar”, no qual os artistas do Coletivo 2e1 realizaram obras sobre o imaginário que cada um carrega sobre esse grupo de “outros”, de “outros lugares”. Um conjunto de imagens que remetem a variado vocabulário da experiência humana contemporânea sobre a alteridade e o que é presença.

ARTISTAS
Alina Duchrow
Inês Quiroga
Kika Goldstein
Laura Teixeira
Lilian Walker
Luana Lins
Myriam Zini
Pierre Lapalu
Sheila Ortega
Val Schneider
Wagner Priante

Endereço: 
Condomínio Edifício Galeria Califórnia
R. Barão de Itapetininga, 255 – República
São Paulo – SP
01042-001
Conjunto 214

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now