sábado, 20 de maio de 2017

Artistas da Galeria da Gávea na Pinacoteca de São Paulo


Artistas da Galeria da Gávea na Pinacoteca de São Paulo
Acervo pessoal Antonio Guerreiro, 1972


Os artistas Antonio GuerreiroIvan Padovani Marlos Bakker, representados pela Galeria da Gávea, fazem parte da exposição Antilogias: O fotográfico na Pinacoteca, com curadoria de Mariano Klautau Filho e com a colaboração de Pedro Nery como curador adjunto. A mostra, que reúne cerca de 250 obras de 60 artistas, tem como eixo o acervo da Pinacoteca e pretende discutir o meio fotográfico para composição e produção de imagens e objetos, em suas diversas possibilidades, narrativas e suportes. Segundo Mariano Klautau  “a intenção é colocar em diálogo obras que, de um lado, possam contar alguns percursos da história do acervo fotográfico e o seu desenvolvimento, e de outro, propor uma abordagem sem cronologias sobre a produção contemporânea apoiada na relação entre as poéticas.”

A abertura da exposição será no dia 20 de maio de 2017, às 11h e fica até o dia 7 de agosto de 2017.
Antilogias: O fotográfico na Pinacoteca vai estar no primeiro andar da Pina Luz – Praça da Luz, 02. Tel. +55 11 3324-1000. Visitação: de quarta a segunda-feira, de 10h às 17h30


SOBRE OS ARTISTAS

Marlos Bakker expõe 49 imagens que fazem parte do ensaio 05007-002 05005-060, vencedor da primeira edição do Prêmio Gávea de Fotografia 2016 na categoria Fotolivro. O artista fotografou durante meses, através da janela de sua casa, dois espaços bem distintos separados por um muro: uma vila antiga e um prédio recém construído. Pensando em contrapor estilos de vida tão distintos, resolveu que ao invés de evidenciar as diferenças seria melhor aproximá-las. O fotógrafo procura observar em seus projetos a sociedade por meio do indivíduo, investigando o que acontece em momentos banais ou o que acontece quando nada acontece. Dessa forma o artista pretende entrar em contato com o invisível no cotidiano. Seus temas também tangenciam a vigilância na sociedade contemporânea e as bolhas de privacidade que ainda nos restam. O artista é carioca e vive em São Paulo há 20 anos. 


Ivan Padovani participa da exposição com a renomada série Campo Cego
A partir de fotografias esquemáticas, o artista faz um inventário da cidade, para em seguida reinterpretar e recombinar elementos arquitetônicos, propondo novas construções que reproduzem sua experiência em meio ao contexto urbano, deixando claro sua preocupação com a transitoriedade, instabilidade e fragilidade. Emprega metodologias inspiradas na arte conceitual que refletem em uma estratégia de produção determinada com rigor a partir de uma série de regras pré-estabelecidas, resultando em um aspecto visual limpo, dotado de métrica e ritmo. A fotografia direta de Ivan Padovani, com empenas cegas de edifícios, guarda uma crítica sutil com base em aspectos de prédios que são erguidos para serem negados, ressaltando a precariedade e a instabilidade das construções. O fotógrafo nasceu em 1978 em São Paulo, onde reside e trabalha atualmente. 


Antonio Guerreiro apresenta imagens inéditas de seu acervo pessoal, assim como retratos de Sônia Braga. O artista nasceu em 1947, em Madri, na Espanha. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, onde destacou−se como fotógrafo de moda colaborando com as principais revistas e agências de publicidade do país. Consagrou-se como retratista de personagens do mundo da arte e da alta sociedade. Maior referência na fotografia editorial brasileira entre os anos 70 e 90, Antonio Guerreiro possui um dos mais ricos acervos de retratos de personalidades do país daquele período.  Foi contemplado com Menção Honrosa da Associação Paulista dos Críticos de Arte em 1980 pelo cartaz da Dama do Lotação.

  Campo Cego, Ivan Padovani     

                                               05007-002 05005-060, Marlos Bakker


Galeria da Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 431    
Gávea, Rio de Janeiro 
Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 11h às 19h
Tel: + 55 21 2274-5200
E-mail: contato@galeriadagavea.com.br
Instagram: @galeriadagavea

http://www.galeriadagavea.com.br

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now