sábado, 11 de fevereiro de 2017

Verve Galeria I Tudo abaixo do céu I Thais Ueda - 16 de fevereiro




Desenhos em nanquim compõem mostra na Verve Galeria

Verve Galeria recebe a exposição “Tudo abaixo do céu”, de Thais Ueda, com curadoria de Ian Duarte Lucas. Após ter passado por outras praças no Sul do país em 2016, os quinze desenhos chegam à São Paulo para abrir a temporada de exposições da galeria paulistana.
Nas obras em exposição, a ausência de cor aponta para uma sensibilidade aguçada em decifrar cenários oníricos. Conduzida pela temática de céus, a presença de pássaros faz a ponte entre a natureza e o homem, em sua eterna busca por liberdade; assim como as montanhas, que em seus altos picos desafiam os limites da superação humana.
Em seus desenhos, a artista explora a dualidade e a repetição, utilizando a técnica do nanquim, mais especificamente o sumi, tinta para caligrafia japonesa. Sua pesquisa artística é permeada pela noção oriental do vazio como um espaço positivo, ativo e necessário: o vazio se revela como um espaço de potência, um depositário de capacidade imaginativa. Conceito chinês de Mundo, o Tianxia, que na tradução literal significa “Tudo abaixo do céu”, nomeia a exposição e é interpretado nos trabalhos expostos.
Conforme declara o curador Ian Duarte Lucas, “ao explorar paisagens silenciosas, a artista nos convida a desacelerar do ruído e da pressa do cotidiano e adentrar um espaço de possibilidades infinitas. Ao nos conduzir por lugares inabitáveis por meio de manchas imprecisas e traços firmes, porém delicados, somos convocados à pausa e à reflexão, tão necessárias nos tempos atribulados que temos vivido”.

 “O papel é o suporte principal e o desenho atende a urgência da expressão”.

Thais Ueda



Série Tudo abaixo do Céu, 2016. Nanquim sobre papel. 25 x 35 cm.


Série Tudo abaixo do Céu, 2016. Nanquim sobre papel. 25 x 35 cm.

Série Tudo abaixo do Céu, 2016. Nanquim sobre papel. 25 x 35 cm.





Exposição:  “Tudo abaixo do céu”
Artista:  Thais Ueda
Curadoria:  Ian Duarte Lucas
Coordenação :  Allann Seabra
Abertura:  16 de Fevereiro de 2017, quinta-feira, às 19h.
Período:  de 17 de Fevereiro a 15 de Março de 2017
Local:  Verve Galeria
Endereço: Rua Lisboa, 285 - Jardim Paulista, São Paulo – SP
Telefone:  (11) 2737-1249
Horário:  Terça a Sexta, das 10h às 19h e Sábados, das 11h às 17h.
Número de obras: 15
Técnica:   Nanquim sobre papel
Dimensão:  20 x 25 cm



Thais Ueda
Thais Ueda é desenhista e utiliza diversos suportes e meios como o papel, a intervenção urbana, entre outros, para sua investigação artística. Sua atual pesquisa de trabalho tem enfoque no vazio, representado tanto pelas áreas em branco ou não desenhadas do papel (suporte de desenho), quanto na questão pictórica: o vazio do céu, as montanhas inabitadas. Em seu curriculum estão diversas mostras individuais e coletivas no território brasileiro. Formada em Propaganda e Marketing pela ESPM e Desenho Industrial pelo Mackenzie.

Verve Galeria
A Verve é uma galeria de arte contemporânea fundada em São Paulo, em 2013. Em seus espaços, tendo à frente Allann Seabra e Ian Duarte Lucas, transita por diversos meios e linguagens. Nascida do entusiasmo e inspiração que animam o espírito da criação artística, a Verve Galeria é abrigo para diferentes plataformas de experimentação contemporânea. A eloquência e sutileza que caracterizam o nome do espaço também estão presentes na cuidadosa seleção de artistas e projetos expositivos. Por entender que as linguagens artísticas são processos contínuos e complementares, representa novos talentos e profissionais consagrados que transitam livremente entre a pintura, fotografia, escultura, vídeo, site in situsite-specif, gravura e o street art.A galeria ocupa uma casa centenária, e na diversidade de seus espaços expositivos emergem possibilidades de curadoria que vão além do tradicional formato do "cubo branco". Ao abrir-se para a rua, estabelece franco diálogo com o patrimônio construído de São Paulo, cumprindo a função integradora entre a arte, o público e a cidade. Busca ir além da venda direta de arte, promovendo mostras regulares, palestras e workshops, assim como o intercâmbio e parcerias com artistas e galerias no Brasil e no exterior. 


Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now