sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Conversando sobre Arte com a artista Flavia Tronca Novas Pinturas - Pinturas Luminar




Flávia você poderia falar sobre essa nova fase do seu trabalho?
POÉTICA LUMINAR é o nome do meu mais novo trabalho em arte digital. Aqui eu exploro os limites entre as artes plásticas tradicionais e suas proposições tecnológicas.

A exploração da cor, da luz e do movimento partem de pinturas tradicionais desenvolvidos no ateliê, em um longo processo de pesquisa, terminando no mundo digital. Não se trata de uma simples digitalização. O movimento da pintura analógica para a impressão digital em grandes formatos envolve uma longa caminhada pelas técnicas de pintura tradicional para oferecer recursos gráficos a serem explorados em movimentos intensos e rápidos impossíveis de serem executados em obras em escala ampliada tendo a sua originalidade no próprio processo de transição, bem como a exploração dos recursos cromáticos e de informações inerentes ao micro-contraste, através de ferramentas e técnicas disponíveis apenas no universo digital.

A pintura digital realizada pela artista inicia pelo processo de pesquisa em pintura tradicional, onde diversos materiais plásticos são utilizados e evolui até alcançar os processos digitais. O estudo da luz repassa trabalho de Flávia bem como o movimento e o ritmo decorrente do estudo da música e da dança contemporâneas. Numa segunda etapa, as imagens são escaneadas, em alta resolução, para que continuem sendo trabalhadas digitalmente em programas computacionais. Por fim, são devolvidas a materialidade em papel museológico, 100% algodão em tintas minerais a base de água em impressora digital.

Como se deu o desenvolvimento desse novo rumo em sua carreira?
O trabalho foi desenvolvida em Residência Artística sob orientação do artista e professor Scott Macleay durante dezoito meses.

Satisfeita com seu novo ateliê?
É um ateliê próprio, localizado aqui em Jurerê, mais amplo e adaptado para pintura tradicional e para pinturas luminar ou novas mídias como gosta de chamar o grande mestre Scott Macley
Artista plástica na empresa Flávia Tronca Ateliê, Florianópolis.


Atmosfera em Amarelo.










Novo Ateliê de Flávia Tronca

www.flaviatronca.com


Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now