quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Maritiza Caneca - Série Piscinas Miami Curadoria: Vanda Klabin

MARITZA CANECA APRESENTA SÉRIE INÉDITA DE PISCINAS EM MIAMI
Com curadoria de Vanda Klabin, mostra reúne 25 fotografias produzidas em países como Brasil, Israel, Cuba, Suíça e Estados Unidos

Maritza Caneca leva parte da badalada série Piscinas, apresentada no Paço Imperial durante as Olimpíadas, para sua primeira individual em Miami. A mostra, com curadoria de Vanda Klabin, será realizada de 02 de dezembro a 31 de janeiro 2017, na Bossa Gallery, com um vídeo e 25 fotografias de piscinas ampliadas em papel algodão, clicadas em mais de 15 cidades.

O olhar de Maritza, que começou a carreira como fotógrafa de cinema, está refletido em diferentes equipamentos aquáticos que encontra pelo caminho. Públicas ou não, mas sempre sem a presença humana, as piscinas foram registradas em lugares como Estados Unidos, Suíça, Itália, Cuba, Israel e Brasil.

Integram a exposição, entre outras obras, uma piscina de vidro, clicada em São Francisco, uma piscina fotografada à noite em Jerusalém, a piscina da casa onde morou Ernest Hemingway, em Havana, o vestiário da Piscina da Universidade de New Orleans e uma piscina de um colégio público no Rio de Janeiro.

Para realizar o trabalho, a artista aponta suas lentes para ângulos inusitados que oferecem a linha reta e a simetria que compõem sua narrativa. Profundidade, poesia, transparência, quietude e imensidão são algumas das características impressas em seus retratos. 

“As piscinas de Maritza trazem um território transbordante de vivências e ressignificações. Elas parecem conter episódios de vida, vestígios de memória, um tênue fio entre a presença e a ausência, um curso do tempo que parece suspenso, congelado, atemporal”, observa Vanda Klabin em seu texto curatorial.  
“Todo o meu trabalho tem uma coerência e neste conjunto de piscinas convido o público a mergulhar neste universo particular, fruto da minha pesquisa. Realizar a primeira individual em Miami, com a curadoria da genial Vanda Klabin, é uma grande alegria”, comemora Maritza.

A fotógrafa também participa da Scope Miami Beach, de 29 de novembro a 04 de dezembro, com seis trabalhos também da série Piscinas. 

Sobre a artista - Presente em importantes coleções particulares, as fotografias de Maritza Caneca já são conhecidas no circuito da arte internacional, em exposições coletivas na Art Cartagena, Art  Copenhagen, Scope Miami Beach e Scope Basel Suíça. 
Seu percurso artístico começa nos anos 80 como fotógrafa de Still em filmagens cinematográficas. Desde então, assinou projetos no cinema e na TV, entre eles “A luz do Tom” (2013), de Nelson Pereira dos Santos; “Carlos Burle Gigantes por Natureza” (2012), de Felipe Jofily; e “Viver com Fé, em Jerusalem”, com Cissa Guimarães. 
A artista é representada pela galeria Anita Schwartz, no Brasil, e pela Bossa Gallery, em Miami.


American Flag_Piscina Pública_Equinox Sport Club_São Francisco_EUA


Basel 2015_Hallenbad Rialto_Basilea_Suíça_papel hahnemühle cellulose_100x150.


Piscina_2014_Casa de Hemingway_Havana_Cuba_papel hahnemühle cellulose_100x150.


Submerso_2015_Costa Brava_Rio de Janeiro_Brasil_papel hanehmühle cellulose_100x150 


Serviço
Título: Maritza Caneca | Série Piscinas
Data de abertura: 02 de dezembro, das 18h às 21h
Horário de funcionamento: até 31 de janeiro de 2017
Local: Bossa Gallery – 4141 NE 2nd Ave, suite 107, Miami, Flórida
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now