sábado, 26 de novembro de 2016

Sagrada Família, Família Sagrada no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Sagrada Família, Família Sagrada no Museu de Arte Sacra de São Paulo



Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, celebrando os festejos de final de ano, inaugura a sua mostra de presépios de 2016 “Sagrada Família, Família Sagrada”, com curadoria de Francesca Alzati.
Nesta edição, os conjuntos estarão expostos tanto nas dependências do MAS/SP como na sala MAS Metrô Tiradentes, um anexo da instituição localizada dentro da estação Tiradentes do Metrô, contando com 22 presépios montados e idealizados por 30 convidados da curadora, dos mais diversos backgrounds, como designers, empresários, estilistas, jornalistas, arquitetos, artistas plásticos, colecionadores e nomes da sociedade. A mostra busca apresentar o valor da simplicidade e da união da família por meio das mãos e dos sentimentos de seus convidados, resultando em montagens em que valores pessoais, crenças, lembranças e emoções, humanizam o sentimento do Natal em nosso cotidiano.
Com sua sensibilidade e expertise, Francesca Alzati fez o convite a alguns amigos para que eles trouxessem ao Museu de Arte Sacra de São Paulo suas próprias peças e nelas pudessem retratar como veem as bases de cada família, seus valores e crenças, tudo que lhe é sagrado. “O Presépio, intenso como a Sagrada Família, sempre fez parte da nossa história e o resgate dele é imprescindível para reconstruir valores. Células para um mundo melhor, as famílias são o ponto de partida das nossas sociedades” define a curadora.
Em uma proposta diferenciada, a curadora reuniu obras de diversas técnicas como terracota esculpida a mão, materiais têxteis como tapeçaria, cenográficos e também contemporâneos como TOY ART. Uma grande mistura que retrata a miscigenação de São Paulo, com histórias, estilos e diversas culturas, ou seja, a típica cidade cosmopolita.
Essa mistura também pode ser vista nas representações da sagrada família, o que provoca outra reflexão com relação a fazermos sempre o melhor e não deixarmos para aplicar e demonstrar isso apenas em determinadas ocasiões. A sagrada família no presépio é o foco e o que a une é sua afetividade. A expressão dessa afetividade é extremamente importante nos dias de hoje e pode assumir diferentes faces, o importante é que os valores da sagrada família sejam mantidos, que são os mais intensos e mais puros, são fortíssimos.

“Não pode existir família, se não há amor incondicional. ”
Francesca Alzati


Convidados: Allex Colontonio, Ana Ferraz, Andre Rodrigues, Bia Doria, Carol e Fabio Quinteiro, Chris Bicalho, Claudia Cinel, Constance Zahn, Cris Ferraz, Debora Paulino, Emma Alzati, Estela Ramos, Familia Kasinsck, Fernanda Cunha, Giovanna Abrapour, Gisela Prochascka, Leda Machado, Luiz Fronterrota, Marie Tchilian, Mirtes Gonçalves de Moraes, Monica Barbosa, Monica Mangini, Osmundo Teixeira, Patricia Cardim, Renata Paula, Samuel Cirnansck, Sandra Habib, Tarsila do Amaral, Zizi Carderari


Exposição: Sagrada Família, Família Sagrada”
Curadoria: Francesca Alzati
Abertura: 28 de novembro de 2016 – segunda-feira – às 18h
Período: 29 de novembro de 2016 a 06 de janeiro de 2017
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now