quinta-feira, 10 de novembro de 2016

“Por um Fio” - Eva Soban Museu de Arte de Joinville.






Museu de Arte de Joinville inaugura a exposição “Por um Fio” da artista visual Eva Soban, onde diversas obras criadas pela artista tentam retratar a realidade cruel a qual devemos nos atentar e buscar meios para alterá-la.
Em um cenário global onde o mote principal são conflitos, guerras, terrorismo, refugiados, bombardeios, ataque e contra-ataque, ganância, e pouco ou quase nenhum comprometimento com o mundo ou com o próximo, a artista opta por dar ao seu público uma possibilidade de reconstruí-lo ludicamente, através de sua instalação.
Essa obra, em construção, busca evidenciar a importância da participação de cada um nesse momento. “Estamos acostumados a apontar dedos, ao passo que não fazemos nada para contribuir com a construção de um mundo melhor”, diz Eva. Quando finalizada, ‘Por um Fio’ será um registro da urgência da sociedade enxergar seu poder em um momento de transformação.
Suspenso por um cabo de aço, no centro do espaço expositivo, um globo em estrutura de ferro, com os continentes delineados com fios em uma tela plástica, representa a peça central da exposição. Diversos materiais têxteis serão disponibilizados, permitindo ao público uma interação completa e participação ativa na ‘construção de um novo mundo’. “O convite é que o público possa interagir com a obra, costurando, bordando ou tecendo um novo mundo, um mundo sem fronteiras”, explica Eva Soban. Complementando o cenário, fios, fibras diversas, tecidos e demais materiais, serão posicionados de forma a ficarem pendentes do teto ao chão, como uma cortina de possibilidades.
O momento atual é de grandes acontecimentos, mas também de reflexão, superação e reconstrução. É possível notar uma sensação de despertar coletivo, com mais pessoas indo para as ruas protestar, defender seus direitos, seu espaço na sociedade, pessoas que entendem e aceitam as diferenças. “Estamos ligados por um fio; um fio frágil e quebradiço, mas esse fio ainda traz esperança. Pois é através de momentos como esses que as mudanças ocorrem”, declara Eva Soban.

POR UM FIO” é um convite ao espectador, para que ele pare, reflita e ajude a reconstruir o mundo.

Exposição - Por um Fio
Artista - Eva Soban | Por um Fio | Museu de Arte de Joinville
Abertura - 10 de Novembro, quinta-feira, às 19h
Período - de 11 de Novembro de 2016 a 29 de Janeiro de 2017
Local - Museu de Arte de Joinville - http://museudeartedejoinville.blogspot.com.br/
Rua 15 de Novembro, 1.400 – América – Joinville, SC
Tel.: (47) 3433.4677 / 3433-4754
Horário - Terça a sexta-feira, das 9 às 17h / Sábado, domingo e feriado, das 12h às 18h

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now