segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Prêmio Gávea de Fotografia



O Prêmio Gávea de Fotografia é uma iniciativa inédita e independente da Galeria da Gávea e visa a promover a fotografia no contexto das artes visuais, destacando talentos e identificando diferentes linguagens na cena contemporânea nacional.
No período de 16 de setembro a 16 de no- vembro de 2016, os candidatos poderão inscrever um ensaio fotográfico para con- correr aos prêmios Publicação de Fotolivro ou Imersão Fotográfica em Alagoas.
A comissão de jurados, composta por Diógenes Moura, curador de 
fotografia, Flávia Pedra, colecionadora, Mariano Klautau, fotógrafo, pesquisador em arte e curador independente, Isabel Amado, curadora e sócia-fundadora da Galeria da Gávea e Ana Stewart, fotógrafa e sócia-fundadora da Galeria da Gávea, levará em consideração a relevância do ensaio no contexto da fotografia brasileira contemporânea e a ori- ginalidade da proposta.

O resultado será divulgado até o dia 06 de dezembro no sitewww.galeiradagavea.com.br/premio.
SOBRE OS PRÊMIOS
Imersão Fotográfica em Alagoas
O prêmio Programa de Imersão Fotográfica será atribuído ao melhor ensaio fotográfico inscrito na categoria. Sob a tutoria presencial de Marcelo Campos, prestigiado curador de arte, o artista vencedor terá plenas condições para desenvolver no período de 10 dias, em Porto das Pedras, litoral alagoano, um trabalho de campo pela região. O resultado será apresentado na Galeria da Gávea em evento que reunirá o artista, o tutor e convidados. Marcelo Campos é Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes/UFRJ e professor de Teoria e História da Arte do Instituto de Arte da UERJ.
Publicação de Fotolivro
O prêmio Publicação de Fotolivro será atribuído ao melhor ensaio fotográfico inscrito nesta categoria, não sendo necessária a inscrição de um projeto gráfico. O vencedor terá R$ 18.000,00 para desenvolver com liberdade um fotolivro inédito e autoral. O artista receberá o auxílio de um designer e da equipe da Galeria da Gávea durante todo o processo editorial. A publicação será apresentada nas principais feiras de arte contemporânea do país e distribuída a diversas Instituições de fotografia do Brasil.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now