quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Livro-catálogo sobre a trajetória da artista Morgan-Snell Centro Cultural dos Correios 26 de outubro..





“MORGAN-SNELL – EXPRESSÃO FIGURATIVA BRASILEIRA NO SÉCULO XX”


Livro-catálogo sobre a trajetória da artista Morgan-Snell é um convite ao visitante à imersão no excitante universo criativo da artista que, inspirada nos épicos mitológicos e bíblicos, transita pelo corpo humano, entre o físico e o emocional, entre o sagrado e o profano. Figuras humanas musculosas e atléticas, além de animais de grande porte, gravitam no centro de sua arte com leveza e harmonia, como se flutuassem nas dimensões de seus desenhos, suas telas e esculturas, numa estética singular de anatomia, traços, volumes e cores

Lançamento: quarta-feira, 26 de outubro, no Centro Cultural dos Correios, às 17h

O Centro Cultural dos Correios lança na quarta-feira, 26 de outubro, às 17h, o catálogo da exposição “Morgan-Snell – Expressão Figurativa Brasileira no Século XX” sobre a vida e obra de uma artista considerada um caso à parte no mundo da arte, Morgan-Snell. Livro tem mesmo nome da exposição ambientada na Instituição até 04 de dezembro e apresenta cerca de 70 obras selecionadas pelo curador Marc Pottier, sobre seu trabalho em desenho, pintura e escultura considerado original e vanguardista.


O público tem a oportunidade de revisitar a produção desta artista única, onde o corpo está no âmago do seu trabalho e o nu se faz presente de forma marcante.  Artista figurativa e de formação autodidata – o que soa estranho para alguém de seu estrato social – sempre conviveu com a alta sociedade de Paris, Rio e São Paulo. Aprendendo através de observação, sua primeira exposição foi realizada em 1946, na Galeria Barcinski, no Rio de Janeiro. Pertencente à burguesia industrial brasileira Morgan-Snell foi uma rebelde que não se submeteu às tendências de sua época. Seus temas originam-se na mitologia grega, na Bíblia, na Divina Comédia e no Inferno de Dante. Homens e mulheres, quase sempre presentes, evoluem num universo libertado das leis da gravidade.

A obra excepcional de Morgan Snell superou sua própria criadora. Embora ausente dos grandes movimentos artísticos que dominaram o século XX, sua produção figurativa, supra-realista, com elementos do maneirismo e a celebração do corpo, se juntam hoje às áreas de vários movimentos de criação. Cabe aos analisadores do século XXI decodificar seus cenários que são provavelmente muito menos clássicos do que deixam pressentir à primeira vista.

A vivacidade das cores que ela usava em suas obras era uma vibrante homenagem à plumagem de todas as aves que sempre a cercavam em seu estúdio. Segundo ela, as aves lhe proporcionavam a música para sua criação. Até hoje é possível constatar que algumas marcas de seus companheiros estão até hoje presos na espessura de sua pintura. Sua brasilidade foi representada em sua obra e a acompanhou mesmo quando se mudou para Paris após seu casamento, por volta de 1947-48. Ainda que suas fontes de inspiração variem de Tiepolo a Michelangelo passando por Rubens, seu trabalho nunca deixou de expressar essas referências. Por exemplo, em sua obra 'A Virgem de Pentecostes', um índio de porte atlético homenageia o continente sul-americano e expressa a sensualidade permanente da sua obra.

Um elemento importante que define a obra de Morgan-Snell é o traço, com o corpo como paixão, usando linhas cósmicas que dão eternidade a seus personagens, uma espécie de erotismo na espátula. Grande inventora de padrões e criadora de aspectos, a obra de Morgan-Snell é figurativa, mas também capaz de expressar o irreal. Em sua correção plástica, o desenho de Morgan-Snell remete a um classicismo sobre o qual não se pode enganar. Incisivo, mordaz, muitas vezes no limite da indecência, o traço exibe um realismo cuja ambivalência redobra o poder do artista. A precisão clínica do traço é indissociável de uma sensualidade tendendo uma e outra a comunicar uma emoção que nunca é em detrimento do pensamento. É para esse prazer que a obra de Morgan-Snell convida o público a sentir.
Nas obras de Morgan-Snell, homens e mulheres parecem estar num mundo espacial desconhecido sem gravidade, animais e seres humanos parecem viver num mundo harmonioso de comunicação onde Homem, Animal e Natureza são feitos do mesmo barro. Morgan-Snell modifica a própria realidade, a percepção do real. Ela ataca o desconhecido de seu próprio imaginário para construir uma realidade paralela no limite do plausível, uma realidade possível e deliberadamente oculta, um mundo sublime e misterioso.

Apesar de passados 40 anos, seu trabalho pode ser inserido no contexto atual da arte contemporânea do século XXI, um século frequentemente obcecado por um culto do corpo rodeado de erotismo. Os personagens são atletas que estão frequentemente em perspectivas aéreas, onde se misturam o profano e o sagrado enchem a tela de modo quase compacto com figuras carnais e finalidades prodigiosas que revelam desejos ocultos no olhar do espectador. É uma tendência de nossa sociedade, da qual hoje ninguém pode escapar: as obsessões do mundo contemporâneo são amplamente expostas e decodificadas.




















Serviço:
Lançamento do livro-catálogo “Morgan-Snell – Expressão Figurativa Brasileira no Século XX”
Lançamento: quarta-feira, 26 de outubro, às 17h
Exposição: até 04 de dezembro de 2016
De terça-feira a domingo, de 12h às 19h.
Centro Cultural dos Correios
Rua Visconde de Itaboraí 20
Centro, RJ – Tel.: (21) 2253-1580
Classificação indicativa: Recomendado para maiores de 12 anos

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Maurizio Cattelan

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