quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Aliança Francesa Belo Horizonte - Sustentabilidade O artista Alves apresenta “Sertransgênicos & Cerrado em Quadrinhos"


ALIANÇA FRANCESA BELO HORIZONTE ABRE A EXPOSIÇÃO DO ARTISTA ALVES
“SERTRANSGÊNICOS & CERRADO EM QUADRINHOS”, DIA 19
MOSTRA TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A BIODIVERSIDADE COM
POESIA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E ILUSTRAÇÕES

No dia 19 de outubro, às 19h, a Aliança Francesa Belo Horizonte abre a quinta exposição do ano, com a temática “Sustentabilidade”. O artista Alves apresenta “Sertransgênicos & Cerrado em Quadrinhos”, que dialoga com a temática ambiental, usando como tema principal as novas formas de ocupação do Cerrado e seus impactos na configuração natural e humana do bioma.
Utilizando poesia, histórias em quadrinhos e ilustrações, são apontadas as mazelas e contradições da ocupação predatória da natureza, assim como são evidenciadas suas riquezas e potencialidades – a fim de reduzir a invisibilidade ambiental do Cerrado.
A exposição é um desdobramento da dissertação de mestrado do artista “Cerrado em quadrinhos – Experiências e contribuições para o ensino de Geografia” defendida em 2014, no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto resultou também na publicação do livro “Cerrado em Quadrinhos” editado pela Nemo/Autêntica e uma exposição individual no âmbito do Festival Internacional de Quadrinhos, de Belo Horizonte.
Dentro do programa Alianças Vivas, a exposição de Alves propõe a sobre a temática “biodiversidade”.

Sobre Alves:
Alves nasceu em 1976 na cidade de Itabira – MG. Autodidata, começou a desenhar cartuns, charges, tiras e histórias em quadrinhos em 1993. Publicou seus trabalhos nos jornais “O Estado de Minas (MG)”, “O Tempo (MG)”, “Diário da Tarde (MG)”, “Super Notícias (MG)” e “Pasquim 21 (RJ)”. Em 2012 lançou o álbum em quadrinhos “A Rua de Lá” pelo selo “100% Quadrinhos” da Editora Graffiti. Atualmente é colaborador das revistas MAD (SP) e Graffiti 76% Quadrinhos (MG), além de publicar ilustrações e charges no jornal Le Monde Diplomatique Brasil (SP) e na Folha de São Paulo.
Publica também a série de tiras “Alvescomics” no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em novembro de 2015, lançou o livro “Cerrado em quadrinhos” pela editora Nemo. Neste mesmo mês foi convidado especial, com a exposição temática sobre o Cerrado, do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ).





SERVIÇO
Sertransgênicos & Cerrado em Quadrinhos, por Alves
Abertura: 19 de outubro, a partir das 19h
Visitação: até dia 9 de novembro.
Horários: seg. a qui. 8 às 21h / sex. e sáb. 8 às 16h30
Local: Aliança Francesa BH - Rua Tomé de Souza, 1418 – Savassi
Informações: afbh@aliancafrancesabh.com.br / 3291-5187
aliancafrancesabh.com.br 

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now