quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Geometria do Lugar - Petrillo na Almacén Thebaldi Galeria







Geometria do Lugar

             Concebida a partir do diálogo de uma edificação - um galpão industrial antigo - e seus desdobramentos interpretativos com as relações de lugar e memória, a exposição Geometria do Lugar, apresenta cerca de 40 trabalhos do artista visual Petrillo, abrangendo diversas técnicas: desenhos, pinturas, fotografias e esculturas, na Almacén Thebaldi Galeria, no Casa Shopping, a partir do dia 20 de outubro. Curadoria: Osvaldo Carvalho.

             Nessa mostra o artista explora o esqueleto do telhado, o traçado arquitetônico, a partir do jogo de luz e sombra, em sua pesquisa de espacialidade de lugares. O traço presente em suas obras busca uma investigação poética, na recriação de lugares ou espaços que podem ou não existir.

             Tal pretexto investigativo, pauta-se na fragmentação como um jogo de adivinhação. O simbolismo de fragmentar o telhado, assim como outras estruturas arquitetônicas deste lugar, resultam na abstração. As capturas fotográficas do celular revelam o desenho da trama de linhas projetadas no ambiente, como uma nova linguagem ainda não explorada pelo artista.

             O conjunto dos trabalhos apresentados possibilitaram o exercício de análise do local, resultando na linguagem poética do redesenhar do espaço, do redesenho da Geometria do Lugar. Lugares estes que coexistem em nova formatação espacial, resultando de seu redesenho, do seu próprio traçado.

José Augusto Petrillo, formado em artes pela Univesidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, e pós graduado em Design, é professor de desenho e plástica no curso de arquitetura do Centro de Ensino superior - CES/JF. Em 2002, o artista visual, fundou a renomada galeria Hiato, em Juiz de Fora. Desde 2002 vem participando, anualmente, de salões de arte, cursos, oficinas e exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais, como no Museu Nacional de Belas Arte (2003), no Centro Cultural Correios (2004), no Centro Cultural da Justiça Federal (2007). Foi premiado na I Mostra internacional de Arte Brasileña - Salon Chileno em la Universidade de Taparacá em Arica (Chile).
















Geometria do Lugar - Petrillo: Abertura dia 20 de outubro, às 18h. De 21/10 a 6/11, d seg a sáb., das 10h às 22h, dom. e feriados, das 15h às 21h. Galeria Almacém, Av. Ayrton Senna, 2150, bloco G - lojas F e M. - CasaShopping - Rio de Janeiro | RJ. Tel.: (21) 3325-3322 | 3325-8622 |diretoria@almacengaeria.com http://almacengaleria.com

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now