terça-feira, 9 de agosto de 2016

cAsA - Obras Sobre Papel “Emblemas, Alegorias e a Alquimia: um estudo das formas”, com a curadoria Maria do Céu

“cAsA – OBRAS SOBRE PAPEL” REALIZA A PALESTRA “EMBLEMAS, ALEGORIAS E A ALQUIMIA: UM ESTUDO DAS FORMAS”, POR MARIA DO CÉU, DIA 12 DE AGOSTO

No dia 12 de agosto, às 19h30, a cAsA – Obras Sobre Papel inaugura o projeto “Imagens Alquímicas” com a palestra “Emblemas, Alegorias e a Alquimia: um estudo das formas”, com Maria do Céu Diel, professora do Departamento de Desenho da UFMG. O evento aborda os princípios e a origem das imagens retóricas, além de seu uso no discurso e nas artes. A entrada é franca, mediante inscrição prévia.
Maria do Céu é curadora da atual mostra do espaço, "Octávio Araújo: Alquimia & Gravura", que segue em exposição até o dia 30 de agosto. “A partir da obra do Octávio, pensamos em uma série de eventos que trabalhem as imagens alquímicas na contemporaneidade e nesta palestra vamos trabalhar a ideia do que são emblemas, alegorias e empresas nas artes visuais. A cAsA é um lugar de acolhimento, mas também de pesquisa, todos são bem vindos” conta.
O projeto tem continuidade no dia 19 de agosto, com a exibição do filme "A Cor da Romã" (Sayat Nova), de Serguei Paradjanov, apresentado também por Maria do Céu. E no dia 26 de agosto, ocorre o encerramento com a conferência "Livros Místicos, Emblemas e Alquimia", com Javier Ruiz Sierra, Diretor do Instituto Cervantes em Belo Horizonte.

SERVIÇO
“Emblemas, Alegorias e a Alquimia: um estudo das formas”
Data/horário: dia 12 de agosto, às 19h30
Local: cAsA – Obras Sobre Papel (Avenida Brasil, n° 75).
Informações: (31) 2534-0899

Sobre a exposição "Octávio Araújo: Alquimia & Gravura"
A obra de Octávio Araújo e todas as suas facetas está em exposição na cAsA – Obras Sobre Papel, na mostra "Octávio Araújo: Alquimia & Gravura", até o dia 30 de agosto.
Com curadoria de Maria do Céu Diel, a individual reúne mais de 20 gravuras produzidas pelo artista na década de 70, a maior parte litogravura. “São alegorias quando assumem um sistema retórico de superação da linguagem, ressignificando uma ideia abstrata através da convivência entre as formas. São alegóricas as figuras, quando seus atributos fundem sentidos, por proximidade ou por sugestão”, define a curadora.
“Octávio Araújo, em sua generosidade, deixa-nos vislumbrar, através da quarta parede de suas gravuras, um átimo destes lugares da memória, na qual somos convidados a habitar enquanto durar o tempo da contemplação”, finaliza a curadora Maria do Céu.

Sobre a curadora Maria do Céu
É graduada em Educação Artística (1989), Mestre em Educação (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professora Associada II do departamento de desenho da Escola de Belas Artes, do qual foi chefe entre 2008 e 2010. Tem experiência na área de artes, com ênfase em gravura e desenho.
Realizou estudos pós-doutorais concomitantes na UNICAMP, junto ao Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO e na Universtá degli Studi di L´Aquila, no Dipartamento di Culture Comparate. Coordena o LINHA: grupo de pesquisa sobre o desenho e a palavra, sediado na EBA-UFMG. Foi bolsista da Fundación Carolina para desenvolver sua pesquisa sobre Tipografia e Arquitetura junto à Universidad de Granada. É professora participante do programa de pós-graduação em educação na FE-UNICAMP. Foi professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – IEAT, da UFMG. Coordena o projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG – Máquinas para pensar.



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Maurizio Cattelan

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