terça-feira, 9 de agosto de 2016

Arte ConTexto questiona limites entre o processo e a obra artística



Foto: Do projeto “Tudo Está Relacionado” de André Penteado

Arte ConTexto questiona limites entre o processo e a obra artística

A próxima chamada de publicação da Arte ConTexto traz para debate o processo de criação artístico com o tema “Sobre o que (quase) está”. A 11ª edição do periódico, que será publicada em novembro, procura entender aquilo que circunda a realização da obra artística, abrangendo o trânsito entre escritos, esquemas, fotografias, cadernos e outros documentos produzidos durante a realização da obra. A Arte ConTexto recebe portfólios, artigos, resenhas, textos curtos e textos-obra até o dia 11 de setembro.
A ideia do tema é questionar os limites entre aquilo que é tido como trabalho finalizado e entregue ao mundo e os documentos de trabalho, produtores de sentido sobre a poiéticado artista. Além disso, ainda propõe reflexões sobre propostas de artistas, curadores ou produtores, que só podem ser acessadas a partir de projetos, pois não chegaram a assumir a fisicalidade de obras terminadas ou de exposições realizadas.
A revista tem diversas seções, entre elas destaca-se a de portfólios que recebe obras de artistas que percebam em seus trabalhos aspectos relacionados com a temática da edição. Dessa maneira, o tema pode ser tratado não somente de forma textual, mas também visual. A seção de textos curtos, por sua vez, foi criada para dar espaço a um texto de tom mais opinativo e ensaístico, problematizando o tópico referente à proposta da edição.
As editoras da revista, Paola Fabres e Talitha Motter, lembram que os temas dos artigos são livres e devem ser resultado de um trabalho de pesquisa acadêmica dentro do campo das artes. Os artigos devem ser escrito a partir de uma argumentação clara, valorizando abordagens inovadoras ou tópicos ainda pouco explorados dentro da historiografia da arte.
São recebidos textos em Português e em Espanhol.


Para mais detalhes, acesse as normas de publicação:
 
Normas de Publicação

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now