sábado, 20 de agosto de 2016

André Penteado (São Paulo, 1970) passa a integrar o time de artistas representados pela Zipper


ANDRÉ PENTEADO
NOVO ARTISTA REPRESENTADO 
Temos o prazer de anunciar que o fotógrafo André Penteado (São Paulo, 1970) passa a integrar o time de artistas representados pela Zipper. Parte de sua série mais recente,Cabanagem (2015), estará no estande da galeria na feira SP-Arte Foto, que acontece na próxima semana no Shopping JK Iguatemi, entre os dias 24 e 28 de agosto.

A obra do artista se baseia na ideia de que a fotografia, dada a sua banalidade no mundo de hoje, é uma das mais interessantes e complexas mídias para o desenvolvimento de trabalhos de arte. Produzindo desde 1998, o artista vem desenvolvendo projetos que investigam temas da história brasileira e momentos de grande intensidade emocional, como a perda do pai, além da própria natureza da imagem fotográfica.

André já realizou oito exposições individuais e participou de mais de dez coletivas. Suas obras já foram exibidas no Brasil, Argentina, Espanha e Inglaterra, onde viveu por sete anos. Em 2013, venceu o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger com o trabalho O Suicídio de meu pai; em 2014, teve seu projeto Tudo está relacionado selecionado para o Rumos Itaú Cultural 2013-2014. Nesse mesmo ano, lançou seu primeiro livro – O suicídio de meu pai; em 2015, publicou pela Editora Madalena Cabanagem – incluído nas listas de melhores fotolivros do ano do fotógrafo inglês Martin Parr, no site Time Lightbox, e também do fotógrafo americano John Gossage, no site Photoeye.

Este ano, ele lança mais duas publicações: Não estou sozinho, que acompanha a exposição homônima realizada no CCSP, em julho, e Missão Francesa, previsto para sair em  novembro.

Como parte do circuito especial de programação da SP-Arte/Foto, André Penteado participa no próximo sábado (27) do encontro "A fotografia em livros experimentais", ao lado de Gilberto Tomé, Letícia Lampert e Lucia Mindlin Loeb, na Livraria da Vila.

Seu portfólio completo pode ser visto no site do artista: www.andrepenteado.com

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now