sábado, 23 de julho de 2016

Mangiavacchi – Anéis no Rio, a partir de 26 de julho, na Galeria Patricia Costa, em Copacabana.





Adriano Mangiavacchi comemora 75 anos com exposição em homenagem ao Rio
Artista faz referência às Olimpíadas e às paisagens naturais da cidade em individual na Galeria Patricia Costa





Desde quando “descobriu” o Brasil, no início da década de 1970, o italiano Adriano Mangiavacchi se encantou pelas belas paisagens cariocas. Instalou-se no Rio de Janeiro, formou família, se dedicou à arte e participou de diversas exposições por aqui e no exterior. Em 2016, ao completar 75 anos de vida e 35 de carreira, decidiu fazer uma homenagem à cidade que o acolheu e apresenta a individual Mangiavacchi – Anéis no Rio, a partir de 26 de julho, na Galeria Patricia Costa, em Copacabana.

Na mostra, o artista apresenta 12 pinturas inéditas, todas produzidas em 2015 e 2016, com dimensões que variam entre 90 x 90cm e 1,80 x 1,80cm, e com o mesmo título, “Desejo de Paisagem”. As formas anelares, tema de pesquisa do artista desde 2005, desta vez aparecem com força total em suas obras, numa referência aos Jogos Olímpicos na cidade.

“Os anéis já fazem parte do meu trabalho há mais de uma década e permitem inúmeras possibilidades de expressão. Nesta produção os imaginei como forma de união, de ligação entre o que se vê e o que se sente. São os símbolos de distinção entre o que se sabe e o que se imagina”, explica o artista.  

Mas os anéis não eram suficientes para expressar o amor do artista pelo Rio e, diante da bela vista de seu ateliê, em Vargem Grande, Adriano Mangiavacchi não resistiu às curvas dos morros e montanhas cariocas e as trouxe para suas pinturas. “Depois de muitos anos com trabalho voltado para as cenas urbanas, quero exaltar a criatividade da natureza expressa através de suas infinitas e sempre diferentes paisagens”, diz. “Gosto de imaginar as poderosas forças telúricas que moldaram essas formas tão assombrosas e ao mesmo tempo tão sensuais”, resume Mangiavacchi.  

Sobre o artista – Adriano Mangiavacchi nasceu em Roma, em 1941, e formou-se na  Academia de Brera, em Milão. Chegou ao Brasil em 1970. Poucos anos depois frequentou o curso do artista Luiz Aquila, em Petrópolis, e assumiu de fato a pintura.
 Já participou de mais de 30 exposições coletivas e 14 individuais, sendo a última delas em 2013, na Galeria Patricia Costa. Suas obras integram algumas coleções importantes, entre elas João Sattamini, Gilberto Chateaubriand, e dos bancos Safra e Icatú.


Desejo de Paisagem.



Serviço – Mangiavacchi – Anéis no Rio
Abertura: 26 de julho, às 19h
Período da mostra: 27 de julho a 20 de agosto
Local: Galeria Patricia Costa – Av. Atlântica, 4240, loja 226, Shopping Cassino Atlântico, Copacabana. Tel: 2227-6929.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Sábados, das 12h às 18h.
Entrada gratuita

Um comentário:

Adriano Mangiavacchi disse...

Não sou um robô, sou Adriano Mangiavacchi e te agradeço muito, Marcio, pela tua postagem !!!

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now