quarta-feira, 22 de junho de 2016

WORKSHOP “ARTE E ESCRITA: EXERCÍCIOS PARA O OLHAR” NA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CANELA






WORKSHOP “ARTE E ESCRITA: EXERCÍCIOS PARA O OLHAR” NA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CANELA

Em parceria com o Departamento de Artes Visuais da Fundação Cultural de Canela, as editoras da revista Arte ConTexto, Paola Fabres e Talitha Motter, irão realizar o workshop “Arte e escrita: exercícios para o olhar” no dia 13 de agosto, no espaço Nydia Guimarães (R. Danton Corrêa da Silva, 746 - Canela/RS), das 10h30 às 18h.

A formação vai abordar alguns dos principais aspectos sobre a produção textual ligada à arte contemporânea, e também metodologias de escrita no âmbito do texto crítico, histórico, teórico ou processual. O objetivo é instrumentalizar o aluno para a elaboração de textos claros e argumentativos, por meio de um enfrentamento interpretativo diante de obras de arte, tendo em vista que a escrita é uma das ferramentas responsáveis pelo estabelecimento de elos entre a produção cultural e a sociedade.

A atividade é voltada a estudantes de Artes Visuais, História da Arte, Jornalismo, jovens artistas, críticos, curadores, pesquisadores e demais interessados na área.

Inscreva-se! As vagas são limitadas.

Local espaço Nydia Guimarães, Fundação Cultural de Canela (R. Danton Corrêa da Silva, 746 - Canela/RS)
Dia 13 de agosto (sábado), das 10h30 às 13h e das 14h30 às 18h
Valor R$ 120,00
Inscrições na Fundação Cultural de Canela
Informações pelo tel. 54.3282.0964 ou pelo e-mail revistaartecontexto@gmail.com

Tópicos programáticos
- Distinção entre os enfoques de texto crítico, teórico, histórico e processual da arte;
- Quais são os lugares ocupados pelo texto de arte na contemporaneidade;
- Enfrentamento da obra de arte para a construção de sentidos;
- As funções da escrita crítica e argumentativa sobre a arte;
- Análise de textos críticos de diferentes autores e épocas;
- Processos de construção e estilos de escrita;
- Como desenvolver um texto sobre um artista e sua obra, o que contemplar;
- Os vícios de escrita.

Sobres as ministrantes

Paola Fabres é mestre na linha de História, Teoria e Crítica em Artes Visuais, UFRGS, máster em Diseño Gráfico pelo Istituto Europeo di Design, Madrid (2012), graduação em Design Gráfico Editorial pela Ritter dos Reis (2011), Bacharel em Artes Visuais, UFRGS (2013) e especialização em Comunicação Visual pela Accademia Leonetto Cappiello, Florença (2009). Participou da equipe pedagógica na Fundação Iberê Camargo e desenvolve, desde 2012, pesquisa sobre o campo de publicações de artistas. Atualmente é crítica de arte, designer autônoma de projetos editoriais e atua como editora e curadora da revista digital Arte ConTexto (2013-). Entre alguns de seus principais projetos curatoriais, podem ser destacadas as mostras Perto de Nós (2015), #Reabito (2014), Camadas de indícios: prenúncios de ilusão (2014) e Mitologias Individuais (2014). Publicou textos na área de artes e design em revistas e periódicos, como Revista D (RS), Strategic Design Research Journal (RS) e Reticências...Crítica de Arte (CE).

Talitha Motter é mestre na linha de História e Crítica de Arte pelo PPGAV da UFRJ (2015), onde desenvolveu pesquisa sobre o Clube de Gravura de Porto Alegre e o artista Carlos Scliar. Atualmente, é editora e curadora da revista digital Arte ConTexto (2013-), atuando também como crítica de arte, e exerce a função de curadora na plataforma Aura Arte (2015-). Na produção e organização de exposições, pode ser destacada a sua atuação como cocuradora das mostras Camadas de indícios: prenúncios de ilusão (2014), #Reabito (2014) e Perto de Nós (2015), além de ter realizado textos críticos para as exposições Mutável Matéria (2015), Área de Cultivo (2015), Fabulário (2015) e Brumas da Saudade (2011). Possui textos voltados para as áreas da crítica e da história da arte publicados em periódicos e blogs, como Cartema (PE), Arquivos da Escola de Belas Artes (RJ), Arte & Ensaios (RJ), Perseu: História, Memória e Política (SP), Revista-Valise (RS), Panorama Crítico (RS) e Blog Galeria Grazini (SP).

Maiores informações pelo e-mail:
Workshop - Arte e Escrita
 Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
Vimeo
Vimeo
Email
Email








Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now