quinta-feira, 30 de junho de 2016

Pedro Varela e encontro de encerramento com a participação dos artistas Mauro Piva, Bruno Novelli e Ivan Grilo

Última semana Pedro Varela e encontro de encerramento com a participação dos artistas Mauro Piva, Bruno Novelli e Ivan Grilo
Esta é a última semana para visitar a individual do artista Pedro Varela, em cartaz até sábado (02). Neste dia, a partir das 11h30, acontece também um encontro de encerramento com a participação dos artistas convidados Bruno Novelli, Ivan Grilo e Mauro Piva. Na conversa, Varela irá falar de alguns aspectos de seu trabalho presentes nessa nova exposição, como a representação de uma identidade dos trópicos, a apropriação de imagens, personagens conceituais e o desenho como forma de traduzir pensamentos. Tais temas serão discutidos também em um diálogo com a obra desses três artistas.

“Meu trabalho estabelece um diálogo com alguns pontos específicos da produção de cada um. Com Bruno compartilho o processo de construção da imagem por meio da "colagem" de elementos, quebrando a percepção de uma composição realista. Com Mauro o diálogo aparece a partir da percepção da natureza na arte e do desenho como eixo central de nossas produções. Com Ivan temos  em comum a busca de referências históricas, que surgem por meio de personagens conceituais ou elementos simbólicos reapresentados de maneira poética”, explica Varela.

A paisagem tropical e seu imaginário construído por representações reais e fictícias a partir de um olhar para história da arte tem sido uma das questões tratadas pelo artista em sua produção mais recente. Nesta última  individual, a mesma temática volta a aparecer, desta vez em um novo conjunto de pinturas e recortes em que ele passa a inserir também personagens reais e fictícios por entre um emaranhado de flores, plantas e caules. A relação entre ficção e história é outro tema também bastante presente nesses trabalhos. Personagens de diversas épocas que contribuíram para construir a ideia de uma identidade tropical se misturam aos elementos da natureza de forma difusa e por vezes pouco nítida. Entre eles, destacam-se, por exemplo, uma imagem do pintor alemão Johann Moritz Rugendas (1802-1858), do jornalista Vladimir Herzog enforcado e da cantora Carmem Miranda.

#02.07 - 11h30 – Conversa de encerramento com Pedro Varela e os artistas convidadosMauro PivaIvan Grilo e Bruno Novelli. Mediação: Nathalia Lavigne.

Serviço
Zipper Galeria
Rua Estados Unidos, 1.494 – Jardim América – São Paulo
Tel. (11) 4306-4306
Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19h; e sábado, das 11 às 17h
Entrada livre e gratuita 

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now