sábado, 2 de abril de 2016

Daniel Senise na Nara Roesler


  

A Galeria Nara Roesler tem o prazer de anunciar a representação de Daniel Senise

Galeria Nara Roesler is pleased to announce the representation of Daniel Senise



reino i, 2006 -- medium acrílico e resíduos sobre tecido em colagem sobre madeira/acrylic medium and residues on canvas glued onto wood -- 200 x 300 cm



A Galeria Nara Roesler anuncia a representação de Daniel Senise, um dos principais artistas brasileiros, responsável por uma consistente trajetória construída ao longo de três décadas de trabalho. Senise é uma figura chave da "Geração 80", que foi responsável pela volta da pintura e, principalmente, pela retomada do debate artístico em bases sólidas, libertado do provincianismo e do cerceamento de ideias que marcou os longos anos de duração da ditadura militar no Brasil.
Suas pinturas levam a pensar no trespassamento do presente com o passado, em uma pesquisa centrada na memória, seja na sua ação transformadora sobre objetos, como também na própria história da pintura, desde sua existência milenar como afresco às suas expressões mais contemporâneas.
Daniel Senise nasceu em 1955 no Rio de Janeiro. Formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1980, tendo ingressado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no ano seguinte. Foi professor na mesma escola de 1985 a 1996. Desde os anos oitenta o artista vem participando de mostras coletivas, entre elas a Bienal de São Paulo, a Bienal de La Habana, em Cuba, a Bienal de Veneza, a Bienal de Liverpool, a Bienal de Cuenca, a Trienal de Nova Delhi, no MASP e no MAM de São Paulo, no Musee d'Art Moderne de la Ville de Paris, no MOMA, em New York, no Centre Georges Pompidou, em Paris, no Museu Ludwig, em Colônia, Alemanha. Entre as principais mostras individuais estão o MAM do Rio de Janeiro, MAC de Niterói, Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro e Pinacoteca em São Paulo. 

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now