sexta-feira, 29 de abril de 2016

Assim É Se Lhe Parece - Alessandro Sartore, Edmilson Nunes e Patricia D'Angello. Curadoria: Isabel Portela no CC Justiça Federal






KITSCH, NA VISÃO DE TRÊS ARTISTAS VISUAIS CONTEMPORÂNEOS

Com curadoria de Isabel Portella, o Centro Cultural Justiça Federal apresenta a exposição “Assim é, se lhe parece”, onde três artistas visuais contemporâneos, atuantes no cenário carioca e usando diferentes linguagens, tratam o tema do kitsch sob óticas bem diferentes: Alessandro Sartore (videoinstalação e fotos), Edmilson Nunes (pinturas e objetos) e Patrizia D’Angello (pinturas)

Pensar sobre o kitsch e tudo aquilo que está para além disso – foi este o convite feito pela curadora Isabel Portella para os artistas visuais Alessandro Sartore, Edmilson Nunes e Patrizia D’Angello.
É a exposição “Assim é, se lhe parece”, que tem inauguração no dia 3 de maio de 2016, 3a.feira, a partir das 19h, nas galerias do 2° andar do Centro Cultural Justiça Federal, no Centro do Rio.
O termo kitsch provoca estranhamento no público e na crítica de arte em geral. Após severas contestações recebidas dos críticos de arte nos anos 1960 e 1970, o kitsch conquistou seu espaço no mercado de consumo da cultura de massa. Esse novo sujeito, o observador contemporâneo, é ao mesmo tempo produto e produtor dessa pós-modernidade. Quando um observador extrai suas próprias conclusões acerca de um trabalho, podemos responder-lhe: “bom, assim é, se lhe parece”.
Pensando desta forma, os três artistas partiram do mesmo ponto para produzirem essa exposição: o kitsch e o exagero sentimentalista, melodramático e/ou sensacionalista, o uso de estereótipos e chavões inautênticos. O caráter simbólico do kitsch está presente tanto em formas concretas como em formas abstratas. Optando os três pelo exagero do uso da linguagem visual, podemos ver que cada um, dentro de sua poética própria, ressaltou o seu ponto de interesse. Se "carregar nas tintas" foi necessário para transmitirem suas mensagens, então assim foi feito; ou melhor: “assim é, se lhe parece”. Por mais exigentes e por mais conhecedores de estética que somos, é quase impossível não sermos e não termos um pouco de kitsch em cada um de nós.
A exposição Assim é, se lhe parece no Centro Cultural Justiça Federal fica em cartaz de 4 de maio de 2016 até o dia 26 de junho, tem entrada franca e é recomendada para todas as idades.


Alessadro Sartore.  Little Putney.





Edimilson Nunes.

Edimilson Nunes. Sim.


Edimilson Nunes. Coisinha do Pai.



Patrizia D'Angello. Pussy Cat.







SERVIÇO
Assim é, se lhe parece
Centro Cultural da Justiça Federal - Galerias do 2° andar
Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro
Abertura: 3 de maio de 2016, 19h
Em cartaz de 4 de maio a 26 de junho de 2016
Horário de funcionamento: terça a domingo das 12:00 às 19:00h
Entrada gratuita
Recomendada para todas as idades

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Alessandro Sartore (artista)   e-mail: a.sartore@terra.com.br
Isabel Portella (curadora) -  e-mail: isabel.portella@gmail.com



Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now