quarta-feira, 30 de março de 2016

Geometria Invertida - Luiz Hermano na Galeria Lume

Galeria Lume abre mostra que explora sensações reais de movimento


Em Geometria InvertidaLuiz Hermano lança materiais como aço, alumínio e fio de cobre para criar esculturas e objetos que se transformam em diversas formas, causam efeitos visuais e questionam o equilibrio e desequilibrio

Galeria Lume inaugura a mostra Geometria Invertida, primeira exposição individual do artista plástico Luiz Hermano em seu espaço, com 16 obras de sua série homônima, inédita e curadoria de Paulo Kassab Jr., onde “o artista analisa a geometria na arte, invertendo seus conceitos e percepções”, define o curador. Trabalhos com formas mais limpas, desprovidos de intervenções pictóricas, iniciam a fase “branca”, onde a inexistencia da cor o branco influi na questão ótica. 
Com base em cálculos matemáticos precisos e uma extensa pesquisa visual, o artista simula sensações reais de movimento e profundidade através de um jogo geométrico. “Um cubo se contorce e transforma-se em distintas formas, mantendo sempre uma proporção harmônica que explora os efeitos visuais por meio dos movimentos do espectador”, declara Paulo Kassab Jr.
No início da carreira, o artista trabalhou objetos e esculturas em materiais filiformes, depois disso a figura do cubo passa a merecer destaque em sua obra. Nela, a lógica associada a esse formato geométrico é subvertida pela fragilidade construtiva. Com as estruturas vazadas, enredadas no espaço, suas séries exploram questões ligadas ao equilíbrio e desequilíbrio, discutindo temas ligados a religião, consumismo e tecnologia, de forma delicada, não explícita, onde os temas são entrelaçados nos fios de arame, no aço e no alumínio.
Com articulação metódica, Luiz Hermano impressiona pela sua habilidade manual para exercer a conexão entre objetos pré-existentes no mundo, que ele coleta para agregar ao seu trabalho. A fragilidade aparente das obras advém tanto dos materiais utilizados como do processo de construção. Segundo Paulo Kassab Jr, “o artista busca nas diferentes culturas, as estruturas para suas composições intrincadas, forjadas à mão, pensando as tramas com diferentes materiais”. A genialdade criativa de Luiz Hermano busca, e encontra a transcendência no próprio cotidiano.


Exposição: Geometria Invertida
Artista: Luiz Hermano
Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Coordenação: Felipe Hegg e Victoria Zuffo
Abertura: 5 de abril de 2016, terça-feira, às 19h
Período: 6 de abril a 7 de maio de 2016
Local: Galeria LUME – www.galerialume.com
Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jd. Europa – São Paulo, SP
Tel.: (11) 4883-0351
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h / Sábado, das 11h às 15h


Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now