quarta-feira, 16 de março de 2016

Ateliê da Imagem - Sexta Livre A Mulher na Fotografia Daniela Dacorso e Marcia Foletto




Foto1: Daniela Dacorso
Foto 2: Marcia Foletto (foto premiada)


SEXTA LIVRE dia 18 de março, às 19h apresenta

A Mulher na Fotografia

Tendo como convidadas duas das mais importantes fotógrafas brasileiras da atualidade
DANIELA DACORSO & MARCIA FOLETTO
Projeção e bate papo
Aberto ao público







O Ateliê da Imagem anuncia a próxima Sexta Livre no dia 18 de março, às 19h, que contará com a presença das premiadissimas fotógrafas Marcia Foletto que acaba de receber o importante prêmio da melhor Foto de 2015 pelo Jornal O Globo e, Daniela Dacorso que, por sua vez, acaba de retornar de uma residência na China para o projeto "Civilização sem Fronteiras", promovido pela empresa chinesa "Melody Arts and Culture" e pelo Consulado Geral do Brasil em Cantão com o objetivo de promover a cooperação cultural e artística entre China e Brasil.
Elas participarão da apresentação, aberta ao público, com projeções e bate papo.
Márcia Foletto, repórter fotográfica da equipe do Jornal O Globo desde 1991, é especializada na cobertura do cotidiano, buscando um olhar lírico e íntimo da cidade. Em 1995, recebeu o Prêmio Finep de Fotojornalismo por uma foto de crianças sendo revistadas por soldados do Exército em uma favela do Rio de Janeiro. Em 2003 e 2007 venceu o Prêmio CNT de Fotojornalismo, com as fotos "Voo Duplo" e “Trem-Bala” respectivamente. Em 2004 ganhou o Prêmio IBCCRIM de Fotojornalismo com a foto “Infância no Morro”. Também em 2007 ficou em primeiro lugar no Prêmio Fotografe Melhor, na categoria preto e branco, com uma foto do Sambódromo do Rio de Janeiro. Em 2009 foi uma das vencedoras da categoria Foto Única do 2o Prêmio Foto Arte Brasília. O trabalho “Os Miseráveis”, de 2015, foi finalista do prêmio Esso e venceu o prêmio Rei de Espanha.
Daniela Dacorso, atualmente, é professora no Ateliê da Imagem Espaço Cultural e acaba de voltar da China onde esteve nos últimos dois meses para uma residência que culminará com uma exposição na China em maio. Desenvolve projetos pessoais em fotografia, tendo lecionado no Instituto de Artes da UERJ e colaborado como fotógrafa para publicações no Brasil e no exterior - Guardia (UK), Dazzed and Confused (UK), El País (Espanha), Liberation (França) e Revista Bravo (Brasil), entre outras. Também trabalhou em regime de free lancer fixo para a Revista Geográfica Universal (Bloch Editores) e Revista Isto é (ed Três), e fotografou para diversas capas de discos de músicos e cantores brasileiros, como Titãs, Marcelo D2, Planet Hemp, Djavan, Caetano Veloso e Jorge Mautner, entre outros.



SERVIÇO
Sexta Livre do Ateliê da Imagem
A Mulher na Fotografia – projeção e bate papo
Com as convidadas Daniela Dacorso e Marcia Foletto
Aberto ao público
Avenida Pasteur, 453, Urca
21 2541 3314

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now