sexta-feira, 11 de março de 2016

Alteridade na Experiência No 5, no Morro da Conceição. Curadoria: Isabel Sanson Portela





ALTERIDADE NA EXPERIÊNCIA N° 5, NO MORRO DA CONCEIÇÃO

Com curadoria de Isabel Portella, o espaço A MESA, na Rua Jogo da Bola, no Morro da Conceição, apresenta a mostra EXPERIÊNCIA N° 5, que reúne 18 artistas contemporâneos atuantes no cenário carioca, de diversos meios e poéticas, para falar de alteridade. Pintura, fotografia, instalação, vídeo, poesia visual e performance, reunidos em um evento aberto ao público e à comunidade, durante a noite de 6a.feira dia 18 e o sábado dia 19.

A MESA é um espaço voltado para a produção de encontros entre múltiplas linguagens artísticas, das artes visuais à poesia e à música contemporânea. Não há um conceito limitador, há apenas um desejo coletivo de construir esse território artístico relacional.
Numa pequena casa no Morro da Conceição, encravada no centro do Rio de Janeiro, numa região impregnada de história, A MESA é uma iniciativa das artistas Bianca Madruga e Leticia Tandeta Tartarotti e do curador Marcelo Campos, coordenador geral do projeto. A MESA se estabeleceu em setembro de 2015, ocupando a casa e seus arredores e promove uma série de eventos intitulados EXPERIÊNCIA, nos quais acontecem simultaneamente  e com igual importância uma exposição de arte contemporânea, um encontro de poetas, uma sessão de cinema e uma  feijoada. Todos os eventos são gratuitos e abertos a todo tipo de público e acontecem no interior da casa e na praça em frente. A vizinhança é convidada a interagir e participar das EXPERIÊNCIAS

Convidada a fazer a curadoria da EXPERIÊNCIA N° 5, a curadora Isabel Portella, doutora e mestre em história e crítica da arte e coordenadora da Galeria do Lago Arte Contemporânea do Museu da República, buscou artistas que, dentro da diversidade de meios e poéticas, falassem de alteridade, a partir da do espaço do Morro da Conceição, sua história – com os sítios arqueológicos ligados à escravidão – e sua visualidade peculiar e panorâmica para o Rio de Janeiro antigo e moderno.

São eles:
·       Jozias Benedicto e Ursula Tautz, com trabalhos que abordam a temática da escravidão, ele com um trabalho de poesia visual e ela com uma instalação utilizando telhas coloniais que tradicionalmente eram feitas usando as coxas dos escravos como moldes.
·       Alessandro SartoreVirginia PaivaPatrizia d’AngelloRaul LealEdmilson NunesPaloma Ariston e Katia Willie, com pinturas
·       Denise AdamsDenilson Machado, Amélia Copello e Patrícia Gouvêa, com fotografias
·       Gabriela Noujain com um foto-poema
·       Marcos Cardoso com um objeto e Talita Rossi com uma instalação
·       Luana Aguiar e Rafael Bqueer com performances

A performance do artista Rafael Bqueer, que trabalha com questões de gênero, consistirá em uma lavagem das calçadas e da praça no entorno da MESA, vestido de Alice no País das Maravilhas.

A EXPERIÊNCIA N° 5 no espaço cultural A MESA, cuja visitação é livre para todos os públicos, tem entrada franca e acontece segundo a programação:
Dia 18/março – 6a.feira:
18h: Abertura
20h: Debate com os artistas e curadora

Dia 19/março – Sábado
15h: Feijoada de camarões
17h: Performances: Luana Aguiar e Rafael Bqueer
20h: Encontrão de poetas
.





Alexandre Sartore. Sem título. Acrílica sobre tela, 2009.


Denilson Machado. San Lázaro, 2016. Fotografia.


Jozias Benecdito. Valongo, 2016. Poesia virtual.



Paloma Ariston. Muri, 2014. Acrílica sobre tela.


 Rafael Bqueer. Alice. Performance.



  Rafael Bqueer. Alice. Performance.



 Rafael Bqueer. Alice. Performance.



Raul Leal. Carta, 2013. Grafite sobre paprl.


 Virgínia Paiva. Delenda Catargo, 2016.



Virgínia Paiva. Fata Morgana, 2016.




SERVIÇO:
EXPERIÊNCIA N° 5
A MESA
Rua Jogo da Bola, 119 – Morro da Conceição
Abertura: 18 de março de 2016, 18h
Eventos: 18 de março e 19 de março
Livre para todos os públicos e entrada franca

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Jozias Benedicto (artista) - Cel (21)98101-4171   e-mail: jozias.benedicto@gmail.com
Isabel Portella (curadora) - Cel (21)99197-3630  e-mail: isabel.portella@gmail.com


Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now