quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Imagem em Processo - Márcio H. Mota

IMAGEM EM PROCESSO - MÁRCIO H MOTA
ABERTURA - TERÇA-FEIRA, 19 DE JANEIRO, DAS 19H ÀS 22H
Se a imagem, à primeira vista, ocupa em nossa mente um campo estático e bidimensional, para Márcio H Mota, ela está em um constante processo de apropriação e desconstrução. Primeira individual do artista brasiliense na Zipper Galeria, “Imagem em Processo” se propõe a tratar esta forma de representação como um acontecimento com distintos significados dependendo o contexto em que se encontra. A mostra, que inaugura na próxima terça-feira (19), reúne seis trabalhos de videoinstalação que dialogam com o lúdico, a fantasia e o fantasmagórico.

No trabalho de Márcio, a luz tem um papel anterior ao vídeo. É por meio dela que a obra de arte ganha sua plasticidade e transforma o espaço em que está inserida. Segundo o artista, podemos até mesmo falar de um trabalho instalativo, em que, por meio das imagens em movimento, o espectador pode construir suas próprias narrativas.

Como desdobramento de uma pesquisa que tem como foco o microcosmo do vídeo, Márcio se apropria das paletas pictóricas de pixels em movimento para dar forma à sua imagem-luz. A projeção em fumaça e em objetos variados, como bonecas e garrafas, cria a materialidade em seu trabalho e constrói novas formas de apresentação e recepção da obra. Nessa evocação poética da luz, esses elementos, à primeira vista dispares, adquirem um aspecto algo espectral quando amalgamados em um suporte.
 
A Zipper Galeria apresenta simultaneamente o 7º Salão dos Artistas sem Galeria.

Sobre o artista
Márcio H Mota (1983) é artista multimídia e mestre em arte e tecnologia pela Universi-dade de Brasília. Desenvolve pesquisa sobre cinema expandido, vídeo mapping e ima-gem-luz. Tendo a imagem como acontecimento/situação, trabalha no campo da apro-priação, em que depura índices do ordinário e do político, por meio de vídeo-objetos e videoinstalações, trazendo-os para o universo da fantasmagoria, do lúdico e do satírico. Com projetos individuais e coletivos (Corpos Informáticos e Tuttaméia, respectivamente) participou de importantes mostras, exposições no cenário nacional como Entre-copas (DF, 2013),Triangulações (DF, PE, BA, 2013), Vídeo Guerrilha (SP, 2012), 61º Salão de Abril (CE, 2010), Vivoartmov (MG, 2009 e 2010).

Serviço
Exposição: “Imagem em Processo”
Abertura: 19 de janeiro, das 19h às 22h
Visitação: até 20 de fevereiro de 2016
R. Estados Unidos, 1.494, Jardim América - Tel. (11) 4306-4306
Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h - www.zippergaleria.com.br

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now