segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Edmund de Wall artista, professor e escritor







Edmund de Wall (1993-) Nasceu em Nothingham, Inglaterra. Ceramista, curador, historiador da arte e Professor de Cerâmica da University of Westminster. Aos cinco anos, fez o seu primeiro pote de cerâmica. Continuou a produzir e foi admitido na Cambridge University. Em 1993, entrou para Trinity Hall, Cambridge para estudar Inglês. Em 1991, recebeu a Anglo-Japanese Foudation Scholarship para pós graduação de Língua Japonesa, Sheffield University. Passou um ano no Japão aperfeiçoando a língua e dedicando-se à cerâmica. Ao voltar, publicou um livro sobre Bernard Leach (1887-1979) reconhecido como fundador da arte da cerâmica no Reino Unido. Edmund de Waal é considerado um dos maiores nomes da cerâmica moderna, recebeu vários prêmios por seu trabalho e fez inúmeras exposições individuais e coletivas tais como Tate Gallery, Royal Academy e Victoria and Albert Museum. O artista vive e trabalha em Londres. É representado pela Gagosian Gallery. 



Predella, 2007.









Vases, 2003.

Vases, 2003.






Signs and Wonders, 2009. Victoria e Albert Museum, Londres.


Van English Matisn, 2010.



White, 2010. Royal Academy, Londres


Between Two Breaths, 2012.




Kamen, 2012.


Breathturn I, 2013.



The Ten Thousand Things, for John Cage, 2015







Netzukês: Pequenos objetos esculpidos em madeira ou marfim, ou talhado em metal e, atravessado por orifícios. São utilizados como ornamento e para fixar uma bolsa em geral na faixa do quimono. Foi criado no século XVII. Alguns são assinados e muito valiosos. A família de Waal tinha uma coleção de 264 netzukês e, ele acabou herdeiro das preciosidades. Abaixo,  alguns objetos da coleção do artista.










A Lebre com Olhos de Âmbar Ao herdar os 264 netsukês de seu tio-avô, Edmund de Waal foi buscar os caminhos que eles fizeram  até recebê-los e contar a história de sua família. O resultado foi o belo livro vencedor do Costa Book Award 2010 na categoria Biografia e finalista do South Bank Sky Arts Award na categoria de Literatura.





www.edmunddewaal.com

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now