sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Toys of Avant-Garde no Museu Picasso


“Los juguetes son vitaminas mentales necesssarias para el correto desarollo del niño”
Ladislav Stretuar


No fim de 2010, o Museo Picasso de Málaga organizou uma exposição chamada Toys of Avant- Garde (Los Juguetes de las Vanguardias) com mais de 400 trabalhos mostrando como os artistas eram atingidos ou procuraram atingir o universo infantil. De acordo com os curadores os artistas foram influenciados por Freud e sua teoria da importância da infância no desenvolvimento psicológico dos indivíduos. Entre os artistas estavam Pablo Picasso, Pau Klee, Giacomo Balla, Joaquín Torres García, Lyonel Freininger, Henri Cartier-Bresson, Calder, Joan Miró, Alexander Rodchenko, Marcel Duchamp, Fortunato Depero entre outros.

Abaixo, algumas preciosidades exibidas:






Autor Desconhecido




Minka Podhajska (1881-1963) Series of Personifications of Childhood Misdeeds. Há mínimas informações sobre ele, mas sabe-se ter sido ativo em Viena como pintor e ilustrador.




Sophie Tauenber-Arp  (1889-1943) Derario (1918) Pintora e escultora Suíça nascida em Davos. Estudou na School of Arts in Crafts, Hamburgo. Colaborou em inúmeras obras dadaístas do artista Jean Arp, com quem veio a se casar.




Joaquín Torres García (1874-1949) Nasceu em Montevidéu, Uruguai.  Foi pintor, desenhista, escultor, escritor e professor.  Bem jovem foi para Espanha estudar pintura, de início em Mataró e depois em Barcelona. Viveu em Paris e Nova York, onde conviveu com Duchamp e Man Ray. Retornou a Europa e abriu uma fábrica de brinquedos. Não tendo sucesso financeiro, acabou retornando a seu país natal, onde obteve sucesso internacional. Muitas de suas obras foram destruídas num incêndio no MAM do Rio de Janeiro.






Fortunato Depero (1892-1960 ) Papagallo) (1917)  Coleção particular.   Nasceu em Fondo/Malosco, Itália. Pintor, escultor, designer e escritor ligado ao Futurismo. Estudou escultura em Florença. Mudou-se para Roma e junto com Giacomó Bala escreveram o manifesto Reconstrução Futurista do Universo. Durante a 2ª Guerra Mundial foi para Nova York, onde viveu até 1959, quando retornou para Itália, instalando-se em  Rovereto, local de sua morte em 1960.




Paul Klee (1887-1940) Nasceu em Nüchenbuchsee. Pintor e músico suíço. Procurou unir as duas artes. Influenciado pelo Expressionismo, Cubismo e Surrealismo. Seu tema principal foi a discussão da cor. Foi membro da Die Blaue e professor da Bauhaus juntamente com Kandinsky e Freininger.




Pablo Picasso (1881-1973) Nasceu em Málaga, Espanha.  Foi pintor, escultor, ceramista, gravador, desenhista e poeta. É considerado o maior nome da arte do século XX. Um dos criadores do Cubismo. Viveu em diferentes cidades e por um longo tempo em Paris. Foi ferrenho opositor do ditador Franco.




Lyonel Feininger  Sem título Four Figures with Cat  MoMa.  Nasceu em Nova York de pais alemães. Aos 19 anos, foi para Berlin para estudar música e desenho. Lá permaneceu até o início da 2ª Guerra Mundial. Durante 20 anos trabalhou como caricaturista. Trabalhou como professor na Bauhaus. Aos 36 anos iniciou-se na pintura com uma vitoriosa carreira ligada ao Cubismo e ao Surrealismo. Na 2ª guerra retornou a Nova York.




Alexander Calder  (1898-1976) Nasceu em Lowton, Pensilvânia. Viveu em Paris, onde entrou em contato com o Dadaísmo e o Surrealismo. Foi escultor, pintor e ilustrador. Criou os Stabiles, esculturas sólidas e fixas e os móbiles, placas ligas entre elas por fios e que se moviam ao vento. Desde criança Calder construía seus próprios brinquedos. Circus Whitney Museum of America Art, Nova York.







Recomendações: Toys of Avant-Garde _ Museo Picasso, Malaga, 2010.











Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now