terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Maritza Caneca - Série Piscinas




Maritza Caneca, fotógrafa documentarista que vai participar de uma badalada feira de arte que rola nas areias de Miami Beach. Ela fez uma série linda de Piscinas fotografadas pelo mundo (vazias, cheias, olímpicas, públicas...). Em julho de 2016, durante as Olimpíadas, essa mesma série das Piscinas ganhará uma grande exposição no Paço Imperial, com curadoria da Vanda Klabin. Por trás do nome tem uma historinha. A Maritza assinou a fotografia de importantes filmes, como “Carlos Burle Gigantes por Natureza” (2012), de Felipe Jofily; e “A luz do Tom” (2013), de Nelson Pereira dos Santos.



MARITZA CANECA PARTICIPA EM DEZEMBRO DA FEIRA DE ARTE ‘SCOPE MIAMI BEACH 2015’
Renomada fotógrafa documentarista apresentará a série Piscinas

Imagens de piscinas olímpicas, públicas, abandonadas e vazias serão apresentadas pela fotógrafa carioca Maritza Caneca, de 01 a 06 de dezembro, na feira Scope Miami Beach 2015, mostra paralela à Art Basel Miami. A artista, que terá suas obras reunidas no estande da Galeria C-ARTE, mostrará o resultado de dois anos de pesquisa em diferentes piscinas ao redor do mundo.
Com a lente apontada para todos os ângulos que constroem sua narrativa, Maritza percorre o mundo fotografando piscinas em lugares como Jerusalém, Suíça, Estados Unidos, Cuba e Itália. O resultado são imagens belíssimas, ampliadas em papel algodão em grandes e médias dimensões.
 “Piscinas me interessam profundamente, pois oferecem a linha reta e a simetria que busco no meu trabalho. Fotografar para mim é como fazer um filme, é como construir uma história aberta a interpretações”, comenta a artista, sempre com o clique certeiro no momento decisivo.
Presente em importantes coleções particulares, as fotografias de Maritza já são conhecidas no circuito da arte internacional, em exposições coletivas na Art Cartagena, Art  Copenhagen 2015, Scope Miami Beach 2014 e Scope Basel Suiça 2015. Em julho de 2016, a artista inaugura no Brasil sua primeira individual, no Paço Imperial, com curadoria da historiadora Vanda Klabin.
Mais sobre a artista
O percurso artístico de Maritza Caneca se inicia nos anos 80 como fotógrafa de Still em filmagens cinematográficas. Desde então, assinou importantes projetos no cinema e na TV, entre eles "Chico Buarque: Artista Brasileiro" (2015), de Miguel Faria; “A luz do Tom” (2013), de Nelson Pereira dos Santos; “Carlos Burle Gigantes por Natureza” (2012), de Felipe Jofily; e “Viver com Fé, em Jerusalem”, com Cissa Guimarães, para o GNT. Suas fotos podem ser vistas no Rio de Janeiro, São Paulo, Los Angeles, Barcelona, Genebra e Londres. 


 Piscina Mundo Novo. Foto: Ana Tereza Bello.


Piscina Mundo Novo.


Piscina Milão.


Piscina São Francisco.


Serviço
Maritza Caneca – Série Piscinas
Onde: Scope Miami Beach |Estande: GALERIA C-ARTE
Booth  D-15
Período: de 01 a 06 de dezembro

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now