segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Prática Artística em Fotografia com Patrícia Francisco Casa Contemporânea


Casa



A proposta desse curso é desenvolver uma atividade audiovisual por meio da fotografia, com experimentação, organização e escolha do material fotografado de cada participante. Pretendemos trabalhar com pesquisas relacionadas com a cidade, ambiente, migração, viagens, narrativas e memórias.

Datas: 11, 12, 13 e 14 de novembro, quarta à sábado, das 10h às 13h.
Introdução
O uso de recursos audiovisuais tem sido adotado por artistas como forma de experimentação, criação e como registro de obras efêmeras, além de estar presente em diferentes projetos artísticos híbridos. A proposta desse curso é desenvolver uma atividade audiovisual por meio da fotografia, com  experimentação, organização e escolha do material fotografado de cada participante. Pretendemos trabalhar com pesquisas  relacionadas com a cidade, ambiente, migração,  viagens,  narrativas  e memórias.
Objetivos
Partindo da premissa de uma pesquisa orientada, teremos a apresentação de uma proposta coletiva aos participantes. É um exercício com todo o grupo na realização de um vídeo coletivo, dessa forma poderemos ver passo a passo o processo de organização de uma edição em software, no qual todos pensarão juntos a edição, compartilhando a reflexão e experiência de cada um no grupo. Vamos construir  uma edição na linha do tempo no qual  imagem e som são importantes. Pensamos a fotografia, essa imagem fixa, dentro de uma proposta de imagem em movimento. Em última instância elaborar a projeção desse trabalho no espaço. Exibiremos o trabalho feito em grupo para que sirva de modelo à todos, servindo de base para uma futura proposta individual.
Ementa
Primeira aula:Falar com o grupo para ver a experiência de todos dentro da proposta do curso.
Falar sobre o uso da fotografia no audiovisual, citando alguns autores como Jacques Aumont, Philippe Dubois e Raimond Bellour.
Assistir um vídeo de artista no final da aula.
Segunda aula:Mostrar outros vídeos de artistas como  exemplo de possibilidades criativas para a edição.
Fazer a proposta de desenvolvimento de um vídeo coletivo com duração de três minutos;
Iniciar edição;
Terceira aula:Edição;
Orientação aos participantes;
Edição final;
Quarta aula:Reflexão sobre a edição de vídeo coletivo;
Exibição do vídeo coletivo;
Exibição de vídeos de Patrícia Francisco que trabalham a imagen fixa com a imagen em movimento:
Ambientes - Série Sinal Vermelho [ 2015 | 500 fotografias|7 vídeos | 12 pinturas |duração 30 min | Rio de Janeiro - Brasil ]
Passagens e Apologias – diário de viagem[2013  vídeo arte | slide digitalizado, imagens de acervo pessoal, citações dos filmes “Arizona Stagecoach”(1942), “O Grande Ditador” (1940), “The Grand Canyon - how it formed”(1992) |duração 3 min | São Paulo-Brasil ]
Cartografías Invisibles - Dale
[2014 | documentário | duração 10min| Buenos Aires-Argentina]
A Inventariante
[ 2010 | documentário | animação stop-motion com 500 fotografias| duração 7 min | São Paulo-Brasil ]
Retratos da Vó Ana
[2008 | vídeo peformance |duração 5 min | São Paulo-Brasil] 
Referências:
AUMONT, Jacques. 2004. O Olho Interminável [cinema e pintura]. São Paulo:Cosac &Naify.
BELLOUR, Raymond. 1997. Entre-imagens – foto, cinema, video. Campinas: Papirus.
DUBOIS, Philippe. 2004. Cinema, Video, Godard. São Paulo: Cosac Naify.
MACHADO, Arlindo. 2011. Pré-cinemas & Pós-cinemas. São Paulo: Papirus.
MURCH, Walter. 2004. Trad. Juliana Lins. Num piscar de olhos – a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
SHORT, Maria. 2013. Contexto e Narrativa em Fotografia. São Paulo: Gustavo Gili.
XAVIER, Ismail. (org) 1991. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal.
  


Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now