quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Galeria f/508 - Sávio Ivo propõe a exposição Ascence. Brasília




Galeria f/508 convida

Como parte das comemorações dos 10 anos do Espaço f/508, o artista plástico Sávio Ivo propõe a exposição Ascence. "Há quem diga que fotografia é documento, registro, um rastro, um fantasma, uma mensagem, algo passível de leitura. Há quem diga muita coisa, mas o que resta para se dizer quando se depara com uma luz refletida em uma superfície em direção à nossa retina, introjetada, em alguma coisa dentro da gente e que, eventualmente, faz reverberar? E se essa luz que se apresenta não traz à tona a imagem da mãe morta? A luz do outono em Paris? Nenhum elo pessoal, desejo inscrito na consciência, conforto de beleza que apazigua? Choque de um cotidiano ou fato notório? Nenhuma ilusão, somente matéria banal?"

 

 





A fotografia de Ascence, como o nome que remete à religiosidade, ao ascendimento, é menos uma metáfora que um processo. Trata de uma crença: a obra somente se dá quando estabelece contato com quem a observa. Em jogo está o reverberar. É uma prospecção; num contrassenso, um passado que descortina um futuro possível. Como estratégia daquele que fotografa, o processo que aqui se apresenta não prefigura um efeito sobre um público, ação necessária, por exemplo, em um mercado publicitário, no entanto, trabalha com informações que, de alguma forma, o circundam. Como em um jogo, regras são dadas: Floresta Negra, Vista Chinesa, Verde azul do mar. Literatura, histórias de criança, história da arte. Essas são os títulos das séries fotográficas. Os títulos individuais são lacônicos: solo 001, tríptico 003; como em esculturas minimalistas, matéria e geometria. Se existe alguma pretensão nas imagens apresentadas é a de serem máquinas-abismos: é olhar para elas e ver se elas olham de volta. Não existe mensagem, não existe síntese.

Serviço:

Abertura: 8 de dezembro, às 19 horas
Local: Espaço f/508 | CLN 413, bl D, sala 113 (Brasília)
Horário para visitação: de segunda à sexta, das 14 às 19 horas
Contato: +55(61) 3347-3985 | +(61) 9140-0303
www.f508.com.br | galeria@f508.com.br 

 

Sávio Ivo é formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UnB e mestre em Teoria e Crítica da História da Arte pelo Instituto de Artes - UnB. Atualmente desenvolve trabalhos fotográficos de documentação de manifestações populares e autorais.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now