sábado, 7 de novembro de 2015

Fotografia: docuemto e transcendência no mundo visível - Milton Guran Atelier da Imagem

Ateliê da Imagem Espaço Cultural apresenta
 
 
Ph M Guran.Aldeia Kamyurá
 
Fotografia: documento e transcendência do mundo visível
 
Workshop com o fotógrafo e coordenador-geral do FotoRio
Milton Guran
 
“o ato de fotografar / o fotógrafo diante da fotografia”
“arte dos fotógrafos” e a “fotografia dos artistas”
 
Dia 14 de novembro, das 9h às 17h
Inscrições abertas
 
 
O Ateliê da Imagem convidou o fotógrafo e doutor em Antropologia Milton Guran para apresentar o workshop Fotografia: documento e transcendência do mundo visível no dia 14 de novembro, das 9h às 17h - dividido em duas sessões de três horas cada, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h - com projeção de imagens.
 
Do ato de fotografar à construção de um conceito e sua tradução em foto; do registro objetivo à representação do subjetivo em fotografia, Milton Guran colocará em discussão os diversos caminhos e intepretações que alimentam essa que é, talvez, a mais atual e crucial questão da fotografia, embora seja, também, a mais antiga e discutida: até onde vai a documentação fotográfica pura e simples e onde começa a expressão pessoal no campo da arte? Para responder a essas perguntas, os participantes percorrerão com Guran, os territórios da linguagem e da expressão fotográficas e as diversas abordagens da fotografia no campo da arte.
 
Público alvo: fotógrafos profissionais e amadores avançados; artistas visuais, pessoas interessadas em cultura visual; galeristas, colecionadores, curadores; estudantes de graduação e de pós-graduação nas áreas de comunicação social, ciências humanas, ciências sociais, de artes plásticas e jornalistas que terão a oportunidade de refletirem  suas produções fotográficas, potencialidades e limitações.
 
Milton Guran é fotógrafo, doutor em Antropologia (EHESS, França, 1996), com pós-doutorado na USP (2004-2005) e mestre em Comunicação Social (UnB, 1991). Coordenador-geral do FotoRio. Autor de Linguagem fotográfica e informação (Ed. Gama Filho, 2002, 3ª ed), dentre outros títulos. Ganhou o Prêmio VITAE (1990), o X Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE (1998) e o Prêmio Pierre Verger da Associação Brasileira de Antropologia (Prêmio Especial do Júri - 2002), o Prêmio Ori 2007 da Prefeitura do Rio e o Prêmio Orilaxé 2009 do AFROREGGAE, a Ordem Nacional do Mérito Cultural (2012) e a Ordem do Rio Branco (2006).



 
 

 
 
SERVIÇO
Fotografia: documento e transcendência do mundo visível
Workshop com o fotógrafo e coordenador do FotoRio Milton Guran
Público alvo: fotógrafos profissionais e amadores avançados;
Artistas visuais, pessoas interessadas em cultura visual; galeristas, colecionadores, curadores; estudantes de graduação e de pós-graduação nas áreas de comunicação social, ciências humanas, de ciências sociais e de artes plásticas e jornalistas.
Dia 14 de novembro, das 9h às 17h
Custos: R$ 290,00 ou 2 parcelas de 160,00
Inscrições abertas
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur, 453, Urca
Tel: 2541 3314

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now