quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A Galeria Lume e a Casa Jaguar XE exibem trabalhos do fotógrafo brasileiro Alberto Ferreira, com curadoria de Paulo Kassab Jr.



A Galeria Lume e a Casa Jaguar XE exibem trabalhos do fotógrafo brasileiro Alberto Ferreira, com curadoria de Paulo Kassab Jr. Com 13 obras em preto e branco, a mostra retrata o Brasil dos anos 1950 a 1970: o Carnaval, o Rio de Janeiro e cenas do cotidiano da metrópole carioca.
Reconhecido mundialmente pela cobertura de eventos esportivos, Alberto Ferreira encontrava-se mergulhado no universo da fotografia documental, registrando detalhes dos locais por onde passou entre as décadas de 1950 e 1970. Para esta exposição, foram selecionadas fotografias de séries diferentes, entre as quais destacam-se Rio de Janeiro – com cenas corriqueiras da cidade, como um grupo de jovens trocando o pneu do carro, um homem arremessando um balde d'água em frente ao Morro do Castelo, garotas em traje de banho, entre outras. e Carnaval – em que o fotógrafo acompanha de perto os movimentos das mulatas sambando. Sobre esta última série, Paulo Kassab Jr., diretor cultural da Lume, comenta: “A ginga, o povo, o sofrimento abafado pelo Carnaval e a alegria dos gestos resumem um pequeno retrato do Brasil.”.
Ícone na história do fotojornalismo brasileiro, Alberto Ferreira criou fotografias que carregam em si muito mais que a estética documental: a História do Brasil e de seu povo.













Exposição                             Alberto Ferreira
Curadoria                              Paulo Kassab Jr
Coordenação                        Felipe Hegg e Victória Zuffo – www.galerialume.com
Abertura                                30 de sexta-feira de 2015, quinta-feira, das 19h às 22h
Período                                  de 29 de outubro a 01 de novembro de 2015
Local                                     Casa Jaguar XE  - www.casajaguarxe.com.br - #casaxe
                                             Rua Canadá, 132– Jd. Europa – São Paulo, SP
Horário                                  das 10h às 17h. 

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now