quarta-feira, 23 de setembro de 2015

John Singer Sargent Retratos de Artistas e de Seus Amigos.



John Singer Sargent (1858-1925) Nasceu nos Estados Unidos, mas sua família, após a perda do primeiro filho, mudou-se para Paris. Sargent nasceu em Florença em uma das inúmeras viagens de seus pais pela Europa. Seu pai o estimulou ao estudo das artes. Aos 13 anos, começou na aquarela. Aos 15, iniciou-se na pintura com Carolus-Duran. Em 1874, foi admitido na École de Beaux-Arts, Paris. Fez um curso exemplar e aos 23 anos pintou um retrato de seu professor, o que ajudou a construir sua fama como retratista. De início, pintou muitas paisagens, mas foi o retrato que o levou a ser conhecido. Cobrava caro e tinha uma enorme e selecionada clientela. Sua fama o levou a Londres, onde foi recebido com respeito, de lá foi a Nova York para pintar 20 encomendas de personalidades. Essas viagens a Nova York se repetiram, lá ele tinha uma enorme clientela. No final de sua carreira e após sua morte a obra de Sargent sofreu muitas críticas e uma desvalorização dos preços de seus trabalhos. Hoje, sua competência como pintor não é mais contestada. Em relação a sua vida privada pouco se sabe. Ele frequentava raramente a vida social, seu grupo de amigos era pequeno e, um pintor dois anos mais jovem do que ele, acompanhante por longo período de sua vida era uma sugestão de sua homossexualidade. Atualmente, Sargent: Portraits of Artists and Friends no Metropolitan Museum of Art.



Vernon Lee, 1881. Tate Gallery, Londres.



Dr Pozzi at Home, 1881. Hammer Museum, Los Angeles.



Robert Louis Stevenson and His Wife, 1885. Crystal Bridges Museum of American Art, Bentonville, Arkansas.



Portrait of Claude Monet, 1887. National Academy of Design.



Isabella Stewart Gardner, 1888. Isabella Stewwart Gardner Museum, Boston.

          
Ellen Terry as Lady Macbeth, 1889. Tate Gallery, Londres.



Mrs Hugh Hammersley, 1892. Metropolitan Museum of Art, Nova York.


Lady with the Rose ( Charlotte Louise Burckhardt ), 1882. Metropolitan Museum of Art, Nova York.

Portrait de Madame X, 1884. Metropolitan Museum of Art, Nova York. Sargent pediu a sua conterrânea Virgine Amelie Avegno Gautreau casada com o francês Pierre Gatreau. O retrato foi apresentado no Salão de Paris de de 1884 e, apesar da beleza da obra em que a alva pele da modelo contrasta com o negro do vestido de cetim, criou uma enorme polêmica, pois Virgine era conhecida não só bela beleza, mas também por sua infidelidade.


Claude Monet Painting by the Edge of a Wood, 1885. Tate Gallery, Londres.




Carnation. Lily, Lily Rose, 1885-1886. Tate Gallery, Londres.



Fanny Watts, Sargent's Childhood Friend, 1887. Philadelphia Museum of Art.




Sitwel Family, 1897-1898.


The Wyndham Sister: Llcho, Mrs. Adeane and Mrs Tennant, 1899. Metropolitan Museum of Art, Nova York.



Winifred, Duchess of Portland (1902). Coleção Particular.

Theodore Roosevelt, 1903. Casa Branca, Washington.


Hylda, Almina and Conway, Children of Asher Wertheimer, 1905. Tate Gallery, Londres.


Self-Portrait, 1906. Uffizi Gallery Florença.


In the Generalife, 1912. Metropolitan Museum of Art, Nova York. A irmã do artista Emily faz um esboço de um quadro observada pela jovem Jane de Glehn e Dolores Carmona uma amiga espanhola de Sargent.



A Portrait of Henry James, 1913.


Catálogo US$ 60,00.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now