quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Conversando sobre Arte entrevista com o artista Luiz Badia.



Quem é Luiz Badia? 
Nasci em 1966 no Rio de Janeiro, morei em Botafogo até meus 20 anos. Filho de pai espanhol e mãe portuguesa. Sou de uma geração que via muitos desenhos, séries na tv e lia muitos quadrinhos. Não gostava muito de praticar esportes e me refugiei nas artes por ser minha aptidão natural.

Como a arte entrou em sua vida?
Desenho desde pequeno e participei de vários cursos de arte infantis . Dos 7 aos 14, produzi intensamente histórias em quadrinhos e queria seguir carreira. Descobri a pintura na adolescência quando me apaixonei pelos muralistas mexicanos e por Gauguin 

Qual foi sua formação artística?
Vários cursinhos na infância e na adolescência fui estudar no MAM e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Fui estudar Belas Artes na faculdade do Fundão e depois pedi transferência para a Faculdade de Belas Artes de Lisboa

Que artistas influenciam em sua obra?
Modigliani, Siqueiros, Orozco, Gauguin, Munch, Basquiat , De Kooning , Raushemberg ,Turner e dos brasileiros Vergara, Bernardii, Zerbini,  Bonfanti entre muitos

Como você descreve seu trabalho?
Meu trabalho atual é uma síntese de vários estilos . Utilizo acrílica e começo criando uma base abstrata que vai ser usada como campo de ação onde acrescento imagens figurativas. Meu intuito é  usar figurações que criam uma estranheza entre elas, uma oposição de significado e tempo. Essa atemporalidade é o objetivo da minha pintura. Elementos lúdicos em confronto com o drama. Armas de guerra , brinquedos, elementos eruditos com populares, sempre um contraponto.
  
Você poderia falar sobre seu curso em Portugal?
Passei 5 anos estudando em Portugal, além de várias viagens pela Europa que me solidificaram como artista. Lisboa e as cidades europeias me influenciaram na questão do passado e o presente. A simbiose do novo com o velho. 

Como a pintura e a música se encontram em seu trabalho?
A música surgiu em paralelo com a pintura já na adolescência, mas uma virou hobby e a outra profissão, até que com meu processo de criação de videoarte consegui trazer a música para o meu campo profissional criando trilhas para meus videos

É possível viver de arte no Brasil?
Se você tem um estilo que agrada a uma elite consumidora ou seu trabalho funciona bem num projeto de arquitetura de interiores, a curadores e  colecionadores, é um caminho.

O material nacional para pintura já tem boa qualidade?
 As tintas acrílicas brasileiras funcionam  bem.

O que é necessário para um artista ser representado por uma galeria?
Precisa cair no gosto do galerista e ele achar que seu trabalho é reconhecido no mercado

O que você pensa sobre os salões de arte? Alguma sugestão para aprimorá-los?
Existem diversos estilos de salões, alguns melhores e outros piores. Acho válido para uma plataforma de artistas iniciantes, mas acho interessante quando o salão deixa claro sua tendência julgadora 

Quais são seus planos para o futuro?
Voltar ao meu projeto de vídeo com performance onde vou executar a música junto com a projeção da videoarte. Realizar 2 exposições agendadas e experimentar coisas novas.




O Primeiro Sexo, 2008. Acrílica sobre tela. 120x180 cm.


Coração de Robô, 2008. Acrílica sobre tela. 120x180 cm.



Cabeça Lunar, 2009. Acrílica sobre tela. 120x180 cm.


A Boneca Confusa, 2009. Acrílica sobre tela. 120x180 cm.


Choque Eminente, 2009. Acrílica sobre tela. 120x180 cm.


O Escritor, 2010. Acrílca sobre tela 120x18 cm.


Aguirre, a Cólera dos Deuses, 2011. Acrílica sobre tela. 120x180 cm.


Controle de uma Mente Conturbada, 2111. Acrílica sobre tela. 120x180 cm.


A Brisa Constante Azul Trepidante, 2014. Acrílica sobre tela. 120x180 cm.


O Mistério do Étrat, 2014. Acrílica sobre tela. 130x200 cm.

3 comentários:

Heli Freire disse...

Gostei de saber mais um pouco sobre você, Badia!
Aprecio seu trabalho, sua determinação e acho o seu futuro promissor.
Cada vez mais sucesso, amigo!

Beijos
Heli Freireg

Heli Freire disse...

Gostei de saber mais um pouco sobre você, Badia!
Aprecio seu trabalho, sua determinação e acho o seu futuro promissor.
Cada vez mais sucesso, amigo!

Beijos
Heli Freireg

Heli Freire disse...

Gostei de saber mais um pouco sobre você, Badia!
Aprecio seu trabalho, sua determinação e acho o seu futuro promissor.
Cada vez mais sucesso, amigo!

Beijos
Heli Freireg

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now