quinta-feira, 30 de julho de 2015

Pablo Ferretti e Rafael Perez Evans - Luz Negra no Largo das Artes


Largo das Artes tem o prazer de convidar todos para a abertura da exposição "Luz Negra", que irá acontecer na próxima quinta-feira, dia 30 de julho, a partir das 19 horas.

Nesta exposição, os artistas Pablo Ferretti e Rafael Perez Evans confrontam práticas pictóricas que transitam entre a abstração e o figurativo, partindo das relações entre história e memória individual, entre superfície e profundidade. Em um exercício de arqueologia subjetiva e coletiva, ambos lançam luz sobre aquilo que Giorgio Agamben chama de "a escuridão do presente".

Com curadoria de Bernardo José de Souza"Luz Negra" fica em cartaz até o dia 14 de agosto. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 11 às 19 horas e a entrada é gratuita.

Na mesma noite, marcando o encerramento do ciclo de julho do nosso Programa Internacional de Residências e a quarta edição do Programa Claraboia, as artistas Hannah Hughes (EUA), Julia Guzman (REP DOM/EUA) e Hanae Mura (RJ
​/​
BRASIL) irão apresentar os seus trabalhos finais ou em processo, que reúnem vídeos, esculturas, performances e instalações.

E no comando das pick-ups do Largo, a dulpa Fred/Lipp
e irá trazer
​ ​
mais uma seleção musical de fina estirpe para entreter todos os convivas.

Esperamos vocês!


*********************

Sobre os artistas

EXPOSIÇÃO LUZ NEGRA

Rafael Perez Evans é um artista espanhol/britânico que vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formado em Belas Artes pela Universidade Goldsmiths de Londres, seus trabalhos já foram exibidos no México, Estados Unidos, Londres, Berlim, Madrid e São Paulo. Explorando a pesquisa etnográfica na sua prática, Rafael lida com histórias locais e coletivas, que irão resultar em instalações de técnica mista, sobre as quais incidem fotografia, mobiliário, vídeo, pinturas abstratas e imagens coletadas. Esta reunião de elementos díspares visa produzir uma nova confusão nas histórias e possíveis problemas inerentes à sua leitura. Algumas obras em vídeo e outras ações ativam um exercício de rastreamento, algo como seguir os passos, cavar a informação. A arte como arqueologia.

Pablo Ferretti é um artista gaúcho que vive e trabalha no Rio de Janeiro. Sua pesquisa em pintura trabalha com questões de acúmulo e suspensão, controle e impermanência. Graduado em pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS (2001), com Mestrado em Pintura pelo Royal College of Art, Londres, Inglaterra (2006-08). Em 2008, ganha bolsa anual para desenvolvimento do trabalho pelo Ridley Scott Associates, RSA Films Artist in Residence. Indicado em 2012 a Destaque em Pintura no VI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, em Porto Alegre, RS. Em 2014, é indicado ao Prêmio Investidor Profissional de Arte – PIPA.

PROGRAMA INTERNACIONAL DE RESIDÊNCIAS (CICLO: JULHO 2015)

Hannah Hughes vive e trabalha em Santa Fé, no estado norte-americano do Novo México. A sua prática artística está concentrada na performance e em questões que lidam com a fisicalidade do corpo e com o tempo “real”. Recentemente, Hannah se apresentou no Centro de Arte Contemporânea, em Santa Fé, e na Academia Americana, em Roma. Nesta última, participou como artista residente pesquisando a relação das artes performáticas com a tradição das esculturas públicas romanas. Graduada em História da Arte pelo Mills College, Hannah também é mestre em Filosofia da Mídia pela European Graduate School, Saas-Fee, Suíca, Em 2014, publicou pela editora Atropos o livro “Together to the beach”, uma coleção de ensaios sobre o tema “férias” e sua relação com a arte, literatura e filosofia. Também participou do curso de pintura no Hunter College, em Nova York, sob orientação de Robert Morris. Durante a sua residência no Largo das Artes, Hannah realizou uma serie de experimentos performativos, atraída pelas ruínas da cidade do Rio de Janeiro e seus espaços anacrônicos que misturam passado, presente e futuro. Na mostra final, a artista irá apresentar uma performance em que o corpo
se

​ ​
coloca em um estado de vulnerabilidade, ativado por uma tensão
​ ​
justaposta entre possibilidade e necessidade.

Julia Guzman nasceu na República Dominicana (RD) e
​ ​
atualmente
​ ​
vive e trabalha em São Francisco, EUA. Graduada em Belas Artes pela Escola de Desenho Altos de Chavón (RD), Julia está atualmente concuindo seus estudos de escultura no San Francisco Art Institute. Além de sua produção artística, também tem trabalhado na industria do cinema, publicidade e vídeos musicais, principalmente como diretora de arte. Recentemente, participou de uma mostra individual de fotografia intitulada “Filogenia”, em Santo Domingo (RD), e também tem participado de uma serie de mostras coletivas no seu país e nos Estados Unidos. Hoje a sua prática está concentrada na escultura e nas relações dos materiais com o tempo e o espaço. Durante a sua residência no Largo das Artes, a artista desenvolveu uma serie de instalações tendo como base a linguagem natural de determinados materiais, resultando em um estudo de tensão, equilíbrio e ativação do espaço vazio.


PROGRAMA CLARABOIA (4ª EDIÇÃO
​ ​|
 JUNHO
​-​
JULHO 2015)


Hanae Mura é uma artista paulista que vive e trabalha no Rio de Janeiro. A sua prática passa pela pintura, escultura, arte performática, dança e fotografia. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP e é pós graduada em arte japonesa pela Sofia Itchigaia University (Japão) e psicoterapia pela International School of Biosynthesis (Suíça). Atualmente, Hanae trabalha seguindo os princípios do Círculo Aletheia. Seu campo de pesquisa tem como fundamento os fatos e os relacionamentos reais de sua vida, considerando as tensões resultantes de sua origem. A partir daí, surgem proposições para o seu aprofundamento artístico, que é revelado por meio das histórias de seus antepassados e das relações sócio-culturais contemporâneas. No Largo das Artes, a sua residência de dois meses no Programa Claraboia chega ao fim, com a apresentação de uma performance especial e uma serie de vídeo-projeções.

Serviço
Abertura da exposição "Luz Negra"
Artistas: Pablo Ferretti e Rafael Perez Evans
+
Mostra final Programa Internacional de Residências e Programa Claraboia
(com os trabalhos das artistas Hannah Hughes, Julia Guzman e Hanae Mura)
Onde: Largo das Artes (Rua Luis de Camões, 2 - Centro - Rio de Janeiro)
Data: 30 de julho 
Horário: 19 horas
Entrada Gratuita

Exposição "Luz Negra" segue até 14 de agosto, visitação de terça a sexta-feira, das 11 às 19 horas.


Ocupando um casarão do século XIX no centro histórico do Rio de Janeiro, o Largo das Artes é um centro independente de arte contemporânea com galeria, cursos, ateliês e um programa de residências artísticas. Para mais informações, acesse o nosso site: www.largodasartes.com.br

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now