terça-feira, 14 de julho de 2015

Face a face: fotógrafos revelados exposição da artista visual Marian Starosta

Face a face: fotógrafos revelados
exposição da artista visual Marian Starosta

Inauguração dia 18 de julho, às 17h
Montagem da tenda, dia 25 de julho das 12h às 17h
Ateliê Oriente

fabio seixo.jpg

No próximo dia 18 de julho será inaugurada a exposição do Face a face: fotógrafos revelados, com obras de Marian Starosta, no Ateliê Oriente, Rio de Janeiro, como parte do Fotorio. O Ateliê Oriente fica na Rua Oriente, 414, Santa Teresa (3495-3800)

Face a face: fotógrafos revelados é um trabalho ainda em processo iniciado em 2010 com objetivo de retratar a face de fotógrafos que, muitas vezes, mostram seus trabalhos mas, raramente, seus rostos.

Será uma exposição composta por 80 retratos no tamanho 20x20cm, uma instalação de polaróides e de folhas de contato, além de pequenos vídeos com depoimentos dos fotógrafos sobre sua obra e o projeto. Na semana seguinte, dia 25 de julho, das 12h as 17h, acontecerá a montagem de uma tenda em frente a galeria para retratar fotógrafos que ainda não fizeram parte do projeto.

Assim como os  fotógrafos no século XIX, quando foi inventada a fotografia, a artista Marian Starosta montará uma tenda na rua,  convidando os fotógrafos a entrar para serem retratados.

A tenda, como um mini estúdio instalado em áreas públicas, cria a possibilidade de juntar dois estados do retrato fotográfico: o estático e o instantâneo. O fato da pessoa ser convidada a ser fotografada dentro de um estúdio ao ar livre traz um clima instantâneo à pose, amolecendo toda a rigidez que um estúdio fotográfico normalmente impõe.

Além disso, o fato do fotografado ser retirado do contexto da rua e todas as informações visuais que esse cenário impõe serem descartadas do fundo da foto, permitindo que, cada detalhe da pessoa seja valorizada, como expressões, detalhes da pele, objetos utilizados, interferências corporais, etc. Segundo a fotógrafa holandesa RIneke Dijkstra ”se você excluir os detalhes, ao ler a sua fotografia, o espectador tem que procurar as pistas sutis.”  É através dessas pistas que o universo dos fotógrafos vão sendo revelados.

As fotos são realizadas em negativos pb médio formato com a utilização de uma câmera Hasselblad.

O projeto surgiu a partir de uma inspiração do Projeto Anônimos, dos fotógrafos Eduardo Aigner, Marcio Lana e Guilherme Llantada, realizado em Porto Alegre no ano de 2000 que tinha o objetivo de retratar os anônimos porto-alegrenses, onde também foi utilizado uma tenda montada nas ruas.

A tenda já foi montada duas vezes no Festival Paraty em Foco, no FotoRio, no Foto em Pauta (Tiradentes) e no Festfotopoa.

Já foram retratados em torno de 100 fotógrafos nacionais e internacionais, dentre eles; Maureen Bisilliat, Iatã Cannabrava, Eder Chiodetto, Alfredo de Stefano, Carlos Carvalho, Alejandro Chaskielberg, Kitty Paranaguá, Fábio Seixo, Luiz Braga, Rodrigo Braga, Pedro David, Thiago Barros entre outros.

Marian Starosta
Trabalha com fotografia desde 1982 e com vídeo desde 1985. Como coordenadora de Artes Visuais na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, organizou eventos e exposições de arte e documentou esses eventos com o propósito de criar um arquivo fotográfico. Nos últimos anos, ensinou fotografia e televisão em universidades no Sul do Brasil. Em 2002 transferiu-se para Nova York a fim de completar o Programa de Certificado em Tempo Integral em Fotografia no International Center of Photography. Em 2004, de volta ao Brasil, sediada na cidade do Rio de Janeiro, exibiu Bathrooms na Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS: Mikvot, no Rio de Janeiro, Belém e Porto Alegre; e Diário de uma companhia, no Rio de Janeiro e Porto Alegre. Atualmente, além da produção do seu trabalho autoral também é professora e diretora artística do Ateliê da Imagem- RJ.


Fábio Seixo


Marie Eve Hyppenmeyer.





SERVIÇO
Face a face: fotógrafos revelados
exposição da artista visual Marian Starosta
Inauguração dia 18 de julho, às 17h
Montagem da tenda, dia 25 de julho das 12h às 17h
Visitas somente por agendamento até 15 de agosto de 2015
Telefone: 3495 3800
Ateliê Oriente
Rua Oriente, 414 – Santa Teresa

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now