quinta-feira, 11 de junho de 2015

Possibilidades da câmera obscura (XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia) + Experiência Imersiva no Ateliê da Imagem.




ATELIÊ DA IMAGEM
Anuncia dois grandes eventos

SEXTA LIVRE
Tendo como convidada especial a renomada professora Ana Angélica Costa
Lançando o livro
Possibilidades da câmera obscura (XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia).
Debate, autógrafos e breve relato dos autores presentes
Entrada franca
Dia 12 de junho, 19h – Entrada Franca

EXPERIÊNCIA IMERSIVA
Experimentações com a câmera obscura
Com os profs. Ana Angélica Costa e Luiz Alberto Guimarães
Dia 13 de junho de 2015
Das 10h às 17h
Inscrções abertas

O Ateliê da Imagem promove neste final de semana dois importantes eventos:
No dia 12 de junho, às 19h, o Sexta Livre traz de volta a renomada professora Ana Angélica Costa que vai falar sobre o lançamento de seu livro Possibilidades da câmera obscura, premiado com XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez da Fotografia, com autógrafos, debate e breve relato dos autores presentes.

No sábado, dia 13 de junho, das 10h às 17h, promove uma Experiência Imersiva. Desta vez trazendo de volta os renomados professores Ana Angélica Costa e Luiz Alberto Guimarães, com o tema Experimentações com a Câmera Obscura. Inscrições abertas.

A oficina tem como objetivo traçar um panorama do uso do fenômeno da câmera escura na arte e na educação e capacitar os participantes a construir suas próprias câmeras pinhole ou câmeras de visualização que produzam anamorfoses.

Para isso,  serão apresentados trabalhos desenvolvidos por artistas e educadores que utilizam este fenômeno. Através da teoria e prática, todos terão a oportunidade de realizar atividades que incluirão a elaboração e experimentação construindo e fotografando coletivamente em saída e com a revelação das imagens em laboratório.

Todo o equipamento necessário será fornecido durante a oficina.

Ana Angélica Costa é artista visual, pesquisadora e produtora cultural, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Linha de Pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos, especialista em História da Arte e da Arquitetura no Brasil, PUC-Rio, e graduada em Educação Artística com habilitação em História da Arte pela UERJ. Possui ampla pesquisa em fotografias feitas com câmeras pinhole e experimentos com câmeras obscuras. Desde 2003 desenvolve oficinas de fotografia e, em 2011, foi selecionada pelo Prêmio Interações Estéticas em Pontos de Cultura para desenvolver um projeto de ensino de fotografia no Solar Meninos de Luz, nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Em 2013 desenvolveu a caixa Continente: Pinhole, e durante 2014 trabalhou na pesquisa e organização da publicação Possibilidades da câmera obscura, projeto contemplado com o XIII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia Funarte e com o Edital de Fomento de Artes Visuais da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Luiz Alberto Guimarães é graduado em Física e Engenharia, com mestrado em Educação pela UFF. Desenvolveu sua vida profissional na área de ensino, no Centro Educacional de Niterói e no Departamento de Física da Universidade Federal Fluminense. A partir de 2006, dedicou-se à fotografia, frequentando cursos no Ateliê da Imagem e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 2013, cursou Pós-Graduação com pesquisa em Fotografia e Imagem, na UCAM/IUPERJ. Tem participado regularmente de salões de arte  contemporânea, como Prêmio Aquisitivo Prefeitura Municipal de Piracicaba no 39º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, em 2007; de exposições coletivas, das quais destacam-se: Obscura, no Ateliê da Imagem do Rio de Janeiro, 2014, e Paisagens Possíveis, na galeria de Arte UFF, em 2015. Em 2014 fez a sua primeira mostra individual Essas máquinas maravilhosas, no Espaço UFF de Fotografia, Niterói/RJ.


Mariana Starosta.


Dirceu Maues.


SERVIÇO
SEXTA LIVRE – com a profa. Ana Angélica Costa
Dia 12 de junho, às 19h – Entrada franca

EXPERIÊNCIA IMERSIVA
Experimentações com a câmera obscura -com os profs. Ana Angélica Costa e Luiz Alberto Guimarães
Sábado, dia 13 de junho de 2015
Das 10h às 17h
Inscrições abertas
Custos: R$390,00
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteurm 453, Urca
Tel: 2541 3314

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now