sexta-feira, 8 de maio de 2015

Rosana Ricalde Palavras Compartilhadas SESC, Araxá





Convidamos o (a) Senhor (a) para prestigiarem a Exposição: Palavras compartilhadas - Rosana Ricalde/RJ com abertura dia 15 de maio as 19h na Galeria de Arte Antônio Munhoz Lopes - Sesc Araxá/AP. Período da Exposição: 18 de maio a 15 de julho de 2015.  Local: Galeria de Arte Antônio Munhoz Lopes - Sesc Araxá/AP

Na oportunidade estendemos o convite para participação no Encontro de ação educativa: Experiências Múltiplas - Palavras compartilhadas - Rosana Ricalde.
Palestrante: Lúcia Helena C. de Mattos/RJ
Período: 13 e 14 de maio de 2015
Horário: manhã - 9h as 12h   ou   tarde - 15h as 18h
Local: Auditório da Escola Sesc – ao lado so Sesc Araxá, Rua: Jovino Dinoá

Observação: As inscrições são gratuitas, abertas ao público em geral e podem ser realizadas no setor de cultura ou por e-mail: artesvisuais@sescamap.com.br. Haverá emissão de certificado.

Sobre a Exposição
A Exposição Palavras compartilhadas de Rosana Ricalde apresenta três momentos relacionais entre a escrita e três motivos: imagem, paisagem e construção textual. É composta por 22 (vinte e duas) obras originais dividias em cinco séries: Contrapoemas, Autorretratos, Provérbios, O tempo muda tudo, Mares e Manifestos.
Na obra de Rosana Ricalde, a estrutura vocabular é extremamente exposta, ciente de sua visualidade. A reconstrução da imagem trafega de forma literária para a forma visual. Ao apropriar-se de textos teóricos ou póeticos, a artista apresenta uma nova leitura da linguagem, remetendo-nos ao poder da palavra ao longo dos tempos - por conseguinte, seus trabalhos evocam geografias, histórias, filosofias.

O percurso da artista, repleto de processos particulares e universais, é também ligado às vanguardas da arte conceitual, aos movimentos artísticos do século 20, como o Dadaísmo, a poesia concreta, o surrealismo, em uma flagrante confluência de elementos contemporâneos.

Rosana Ricalde
Natural de Niterói-RJ. Atuante desde 1994, em exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior, a artista realiza seu trabalho através de materiais de diversas texturas e efeitos para suporte de sua escritura, como a fita rotuladora e a areia, escolhidos de forma minuciosa. Formada em gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ - EBA/RJ e Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense - UFF/Niterói - RJ.




Artista Rosana Ricalde realiza exposição “Palavras Compartilhadas” na Galeria do Sesc Amapá
A visitação é gratuita e acontece até o dia 15 de julho
Maria Vaz
Inicia no dia 15 de maio às 19h na Galeria de Arte Antônio Munhoz Lopes, no Sesc Araxá a Exposição “Palavras Compartilhadas” da artista Rosana Ricalde/RJ. A exposição que é gratuita e de iniciativa do Departamento Nacional, faz parte do Projeto Arte Sesc, e ficará exposta até o dia 15 de julho.

O Projeto Arte Sesc, implantado pelo Departamento Nacional da instituição desde 1981 realiza mostras itinerantes de artes visuais em todo o país, favorecendo a difusão, o diálogo e a produção artística brasileira. O caráter contemporâneo faz-se presente nas diretrizes do projeto, o que proporcionou a inclusão da obra de Rosana Ricalde e, consequentemente, na composição do acervo Sesc.

A exposição estará em funcionamento de segunda à sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 e está disponível para agendamento de visitação com mediação educativa e prática artística a partir do dia 18 de maio.

Dentro da programação do evento será realizado o Encontro de Ação Educativa: “Experiências Múltiplas - Exposição Palavras Compartilhadas” que terá como palestrante Lúcia Helena de Mattos/RJ. Que ocorrerá nos dias 13 e 14 de maio, nos seguintes horários 9h às 12h e 15h às 18h no auditório da Escola Sesc.

As inscrições são gratuitas para estudantes, professores e sociedade em geral. Os participantes ganham certificado com carga horaria. 

Sobre a exposição

Rosana Ricalde atua desde 1994 em exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. A artista realiza seu trabalho através de materiais de diversas texturas e efeitos para suporte de sua escritura, como a fita rotuladora e a areia, escolhidos de forma minuciosa.

“Palavras Compartilhadas” é uma forma de compressão da linguagem, usando a escrita numa perspectiva contemporânea, trafegando do literário ao visual, através da apropriação da artista sobre textos diversos, poéticos ou teóricos.

A mostra apresenta três momentos relacionais entre a escrita e três motivos - imagem, paisagem e construção textual - reunidos sob as séries intituladas “Contrapoemas”, “Auto-Retratos”, “Provérbios”, “O tempo muda tudo”, “Mar Egeu/ Mar Vermelho” e “Os Manifestos”.

Os espectadores terão a oportunidade de perceber a visualidade e o poder da palavra ao longo dos tempos, além de aproximarem-se das influências ligadas aos processos criativos de Rosana Ricalde, como as vanguardas da arte conceitual e dos movimentos artísticos do século XX, o dadaísmo, a poesia concreta e o surrealismo, em uma flagrante confluência de elementos contemporâneos.


Serviço
Contato de solicitações para agendamento de visitação com mediação educativa:
Telefone: 3241 - 4440 (ramal – 257)
Assessoria de Comunicação e Marketing
Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235) / (96)99134-0130
Facebook: Sistema Fecomércio Amapá

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now