sábado, 9 de maio de 2015

Edouard Fraipont Redesenhos 1500 Babilônia







1500 BABILÔNIA ABRE INDIVIDUAL DE EDOUARD FRAIPONT COM SÉRIE INÉDITA

1500 Babilônia exibe Redesenhos, do fotógrafo brasileiro Edouard Fraipont, composta por sete imagens e um vídeo. Nesta série inédita, o artista explora o conceito de foto-performance,em parceria com a coreógrafa e bailarina Alexandra Naudet, e propõe figuras redesenhadas pelo movimento do corpo e pela luz que nele incide.

Com a união entre fotografia e performance, em RedesenhosEdouard Fraipont atua como responsável pelo movimento da luz, enquanto Alexandra Naudet atua com o movimento do corpo. A intervenção da fotografia não somente registra uma cena, mas redesenha o corpo documentado, ao acumular traços e distintos momentos do movimento, selecionados pela iluminação. “A intenção é transgredir limites do corpo e reapresentar novas figuras como visões de um imaginário fotográfico. O corpo e a luz ‘performam’ paralelamente.”, comenta o fotógrafo. Neste trabalho, Edouard Fraipont se utiliza do recurso da longa exposição dentro de um ambiente escuro, onde o corpo em conjunção com a luz atuam e “desenham” no material fotossensível. Assim, em uma única imagem, o registro do corpo oferece um acúmulo de gestos, sendo que a luz direcionada permite selecionar e subtrair parte desse gestual, a fim de compor o desenho desejado. Outro desdobramento da mostra está no vídeo “Desenho reanimado”, no qual o artista apresenta uma animação de fotografias que trazem novamente movimento às imagens. Nesta obra, Edouard Fraipont contou com a parceria de Muep Etmo, que compôs a trilha sonora. O resultado de toda a série surpreende, ao surgirem personagens que espelham mais intenções do que aspectos próprios do mundo visível.

Ao propor uma temática recorrente em sua obra – anteriormente, sendo o próprio artista a atuar para sua câmera, outras vezes modelos ou pessoas que se autorretrataram -, um dos desdobramentos nesta mostra está em trabalhar em parceria com uma coreógrafa e bailarina, alguém que domina a técnica da performance, da expressão do corpo e da coreografia. “Assim consigo expandir as possibilidades de criação, ao desconectar a performance da luz da performance do corpo.”, conclui.





Exposição: Redesenhos, de Edouard Fraipont                       
Direção: Alex Bueno de Moraes
Abertura: 9 de maio de 2015, sábado, das 15 às 22h
Período: 14 de maio a 18 de julho de 2015
Local: 1500 Babilônia – www.1500babilonia.com
Rua Marquês de Abrantes, 19, Babilônia, Leme - Rio de Janeiro
Horários: Quinta-feira a sábado, das 10 às 18h, ou por agendamento -galeria@1500babilonia.com

Telefone: (21) 3827-3727

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now