sábado, 30 de maio de 2015

Daniel Lie - Pacto com o Futuro C.C. São Paulo

 
 
 
 
“Daniel Lie - Pacto com o Futuro”
Abertura: 30 de maio de 2015, das 10h às 18h
Centro Cultural São Paulo
 

Projeto da instalação "Pacto com o Futuro"
Daniel Lie ocupa o átrio do Centro Cultural São Paulo com obra que questiona a passagem da vida

O Centro Cultural São Paulo tem o prazer de apresentar, a partir de 30 de maio de 2015, a exposição “Pacto com o Futuro”, do jovem artista Daniel Lie. A mostra se trata de uma instalação que ocupa o vão entre as passarelas de acesso dos pisos Caio Graco, Flávio de Carvalho e a Biblioteca. Tendo minerais, plásticos, plantas e frutas como elementos relativos, Daniel Lie pretende discutir a relação do tempo, a existência das coisas e a passagem da vida. A exposição “Pacto com o Futuro” integra a programação do Programa de Exposições do CCSP. Em 13 de junho de 2015, às 11h, o artiusta inaugura exposição na Casa Triângulo.
Dois grandes cristais (quartzo fumê e turmalina negra), oito plantas tropicais (banana de macaco ou Guaimbé), uma estrutura com cocos verdes e outras duas de frutas tropicais estarão penduradas por cordas amarelas em diversos pontos  e alturas desde o teto da edificação até o ponto de visão dos espectadores. A cor amarela dialoga com a sinalização tátil do piso da instituição, desenhando linhas geométricas no ar.
Flutuantes, as pequenas florestas de plantas, representam o tempo orgânico, que necessitam de cuidados para manter a vida. Os cristas, assim como os plásticos (utilizados como suporte) representam o tempo inorgânico, que pode perdurar por milhares de anos. Por outro lado, as frutas, dispostas em duas estruturas de plástico, uma fechada a vácuo e outra apenas fechada, evidenciam a passagem do tempo, que ao parecer, marcam a chegada da morte, uma primeiro que a outra.
Além desta exposição no Centro Cultural São Paulo, Daniel Lie também está em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade e na Casa Triângulo, criando uma trilogia de exposiçoes na cidade. Na Oswald, ele exibe a exposição “Meus Sentimentos”, composta por uma única instalação no espaço externo da instituição, a obra é constituída por um círculo formado por 12 cavaletes de pintura, onde 12 coroas de flores (usadas em velórios) e uma estrutura com frutos tropicais suspensos, convidam o público a presenciar o processo natural de decomposição. Em cartaz até 27/05/15. Na Casa Triângulo , ele apresennta “Lie Liong Khing”. O eixo central da exposição é uma instalação de grandes proporções que ocupa toda a sala principal da galeria, onde minerais, plantas e frutas suspensas por um mecanismo de roldanas, relacionam o tempo da vida, seja pela ancestralidade dos minerais, os ciclos vísiveis das plantas ou até mesmo pela efemeridade das frutas perecendo no decorrer da exposição.
Nas três exposições, que chegam a ficar expostas simultaneamente, o artista exibe projetos específicos de grande escala, criados especialmente para cada espaço. Cuidadosamente planejados e calculados, são compostos por estruturas de plantas e frutas tropicais que se interligam através de um sistema de cordas e roldanas, o artista exibe produção que se utiliza de disciplinas como engenharia, física, química e botânica, flertando ciência e religião.

SERVIÇO:
"Daniel Lie - Pacto com o Futuro"
Abertura: 30 de maio de 2015, às 14h
Período Expositivo: 30/05/15 a 09/08/15
Centro Cultural São Paulo
Paraíso: r. Vergueiro, 1.000, tel. (11) 3397-4002. Ter. a sex., 10h/20h; sáb. e dom., 10h/18h. www.centrocultural.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now