terça-feira, 26 de maio de 2015

A Galeria Lume abre a 1ª Coletiva Experimenta



1ª COLETIVA EXPERIMENTA NA GALERIA LUME

A Galeria Lume abre a 1ª Coletiva Experimenta, com curadoria de Paulo Kassab Jr e coordenação de Felipe Hegg eVictoria Zuffo. O projeto propõe divulgar e exibir a produção de artistas brasileiros e estrangeiros que já possuem uma trajetória artística mas que não são representados por nenhuma galeria, em São Paulo. Nesta edição inaugural, os artistas selecionados são Cecília WaltonClaudio AlvarezGian SpinaMaximilian Magnus e Renato Dib.

Em continuação à intensa programação de mostras, feiras nacionais e internacionais e eventos culturais, a Galeria Lumeinaugura o projeto Coletiva Experimenta. Anualmente, a galeria abrirá inscrições para receber portfólios de artistas, os quais serão analisados por um conselho de curadores convidados pela galeria. Nesta primeira edição, Cecília Waltonapresenta Bruxas no Ar e A Liberdade Guia o Povo, nas quais emoldura telas em branco contendo informações estéticas apenas na parte inferior dos quadros, em uma proposta minimalista; além da série Coleção de Arte da Cidade, em que exibe apenas a moldura de obras famosas e seus respectivos nomes, em uma crítica aos visitantes de exposições que veem nome, mas não a obra. Claudio Alvarez expõe Mole, uma peça em aço inox que segue o princípio de estruturação do artista baseado no movimento, reflexo da influência da arte cinética em sua produção. Gian Spina, por sua vez, traz A Cada Minuto Morre um Poema e Não Param Nunca de Morrer, fotografia composta por vários cliques da frase, escrita na mão esquerda do artista, em diferentes situações; e The Day When my Rage Woke Up Before Me, performance que realizou em Bordeaux (França) “colocando fogo” na Place de la Bourse, cartão postal desta cidade que arrecadou grande parte de sua riqueza com o tráfico de escravos, tendo seu auge no século XVII. Selecionado como destaque na residência da Tofiq House, o alemão Maximilian Magnus exibe I’m Sorry e Thank You, séries que tratam de sua vivência com o “jeitinho” brasileiro e suas consequências no mundo do trabalho. Por fim, Renato Dib participa com o projeto Linhas da Mão, no qual o artista utiliza luvas de lã como suporte para suas intervenções artísticas, e a série Air Embroidery – Bordados no Ar, composta por objetos em tecido suspensos.

Com mais este projeto inovador, a Galeria Lume abre espaço para artistas que não possuem nenhuma representação no circuito cultural de São Paulo, no intuito de diversificar a sua programação de seu espaço e exibir novas propostas criativas ao público.

Exposição: 1ª Coletiva Experimenta
Artistas: Cecília WaltonClaudio AlvarezGian SpinaMaximilian Magnus e Renato Dib
Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Coordenação: Felipe Hegg e Victoria Zuffo
Abertura: 28 de maio de 2015, quinta-feira, às 19h
Período: 29 de maio a 4 de julho de 2015
Local: Galeria LUME – www.galerialume.
Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jd. Europa – São Paulo, SP
Tel.: (11) 4883-0351

Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 17h

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now