quarta-feira, 1 de abril de 2015

A Galeria Lume exibe Noite Clara, Dia Escuro, do artista plástico brasileiro Kilian Glasner, com curadoria de Paulo Kassab Jr.



GALERIA LUME: SÉRIE INÉDITA DE DESENHOS REALISTAS DE KILIAN GLASNER

A Galeria Lume exibe Noite Clara, Dia Escuro, do artista plástico brasileiro Kilian Glasner, com curadoria de Paulo Kassab Jr. Ao apresentar 11 trabalhos da nova série, feita com carvão, nanquim e pastel, o artista constrói paisagens e aborda sua relação com a natureza, retratando locais que fazem parte do seu ambiente – alguns próximos ao olhar, outros que habitam sua imaginação.

Saturadas de perplexidade e encantamento, as paisagens de Kilian Glasner se encontram entre a realidade e a ficção, propondo formas distintas de interpretação. “Assim, o artista vai apoderando-se paulatinamente das coisas que pinta, roubando-as do mundo.”, comenta o curador da mostra. Entre as obras em exibição, destaca-se um políptico com dez peças mostrando a escala de cinzas, do branco ao preto, sendo que cada uma contém um detalhe sutil de uma cena - um galho, uma estrela etc. Em outros desenhos, o artista deixa a monocromia e trabalha com uma tonalidade vermelha, ou toma como base um fundo preto e imprime os traços com matéria branca, pastel e tinta. Em mais uma obra, o artista reproduz a região onde reside - Gravataí, PE -, a partir de uma vista aérea. “A paisagem, nessa exposição, aparecerá de múltiplas formas e ângulos, variando ao máximo a perspectiva, o ponto de vista, a nitidez.”, comenta Kilian Glasner.

Em Noite Clara, Dia Escuro, a Galeria Lume surpreende com mais uma mostra inédita, repleta de desenhos realistas e com atmosferas diferentes, criadas em escalas distintas – sejam grandes panoramas ou pequenos detalhes de uma vista. Desta forma, os desenhos de Kilian Glasner devolvem ao observador realidades potencializadas por sua inventividade, permitindo que novos significados sejam criados na relação das obras com os visitantes.









Exposição                             Noite Clara, Dia Escuro
Artista                                               Kilian Glasner
Curadoria                              Paulo Kassab Jr.
Coordenação                                    Felipe Hegg
Abertura                                7 de abril de 2015, terça-feira, às 19h
Período                                   8 de abril a 11 de maio de 2015
Local                                      Galeria LUMEwww.galerialume.com
Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jd. Europa – São Paulo, SP
Tel.: (11) 4883-0351
Horário                                   Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 17h
Número de obras                   11
Técnica                                  Pastel, carvão e nanquim sobre papel
Dimensões                             98 x 98 cm a 150 x 260 cm
Preços                                               R$14.000,00 a R$42.000,00


Ass. Imprensa            - Balady Comunicação – Silvia Balady / Zeca Florentino
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br


Kilian Glasner
Nascido na cidade do Recife, em 1977. Sua obra foi premiada no 39º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, em 1999. Realizou seus estudos de graduação e mestrado na École Nacionale Superieure des Beaux-Arts. Residiu em Paris de 2000 a 2007. Dentre seus projetos, destacam-se: residência artística na Academia Francesa de Artes em Roma, a Villa Médici, e seus trabalhos fotográficos na cordilheira do Himalaia, na Índia, em 2003, além da participação em mostras coletivas na França, Holanda e Itália. Retornou para Recife em 2007, e em 2008 apresentou uma mostra individual na Galeria Mariana Moura. Em 2009, foi contemplado pelo programa Rumos Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural e participou de mostras em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Branco e Brasília. Em 2009, abriu mostra individual no Instituto Cultural Santander, em Recife. Em 2010, realizou a obra “O Brilhante Futuro da Cana-de-Açúcar”, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Em 2011, participou do programa About Change do World Bank em Washington, e no mesmo ano, realizou a mostra individual na Galeria Moura Marsiaj, em São Paulo. Em 2012, abre individual na Galeria Vitrina da Paulista, com projeto premiado pelo Instituto Caixa Cultural São Paulo.

Galeria Lume
Fundada em 2011 com o objetivo de exibir os grandes nomes da fotografia brasileira, a Galeria LUME estabeleceu-se em pouco tempo como referência de vitalidade, conceito e transgressão. Dirigida por Felipe Hegg e Paulo Kassab Jr., apresenta um novo caminho para a leitura da contemporaneidade, através de um diálogo aberto, pautado pela pesquisa curatorial e pelo espírito da época. A galeria oferece um panorama dinâmico, apostando em diferentes suportes, nos quais artistas brasileiros e estrangeiros realizam exposições ousadas, orientadas pelo desenvolvimento de trabalhos conceituais e pesquisas consolidadas. A LUME participa, constantemente, de feiras nacionais e internacionais, e representa importantes artistas como Alberto Ferreira, Florian Raiss, Maxi Cohen e Martin Parr, entre vários outros.



Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now