terça-feira, 10 de março de 2015

Lançamento Líris #1: Fotografia, Artigos e Entrevistas


LANÇAMENTO LÍRIS #1: FOTOGRAFIA, ARTIGOS E ENTREVISTAS


Mundo Líris, plataforma de desenvolvimento artístico e desdobramento de projetos, promove o lançamento da publicação impressa Líris #1. Formado por 10 fotógrafos - Beatriz Pontes,Bernardo DorfDaniele QueirozFlávia TojalHelena RiosLuciana MendonçaMarcelo GuarnieriMárcio TávoraMarina Piedade e Renata Angerami -, além de Marcelo Greco, que atua no projeto também como orientador, o grupo propõe a Identidade como tema para esta primeira edição, que traz, além do trabalho individual de cada participante, textos, artigos e entrevistas.

Em 2004, Marcelo Greco uniu-se a outros artistas para semanalmente discutir e pensar a fotografia como forma de expressão. Nascia assim o Mundo Líris, um grupo de estudos que, ao longo de 10 anos, cresceu e transformou-se em realizador de publicações eletrônicas, exposições coletivas e individuais, imersões fotográficas, ações educativas, intercâmbios internacionais etc. Agora, o momento é de lançar outro projeto de longo prazo, com um novo tema a cada edição, sobre o qual os participantes realizam ensaios fotográficos, preparam textos e entrevistas. Identidade é o mote da Líris #1, onde encontramos trabalhos diversificados como o de Flavia Tojal, que, além de seu ensaio, faz uma entrevista com o fotógrafo holandês Leo DivendalBernardo Dorf, cujo autorretrato é repetido em vários cliques, mostrando alterações físicas em sua aparência, como barba, bigode, cavanhaque, cabelos, uso ou não de óculos; Renata Angerami, que, por sua vez, apresenta fotografias coloridas e desfocadas, feitas num ambiente de praia e mar; entre vários outros.

A publicação Líris foi concretizada por meio de um financiamento coletivo, como os chamados crownd fundings, e não possui periodicidade fixa, já que os projetos do Mundo Líris são sempre desenvolvidos de modo livre, autônomo e independente. Acerca disso, Marcelo Greco comenta: “Não temos patrocínio, e nenhum outro tipo de demanda que imponha uma periodicidade às nossas criações. Somos comprometidos com a qualidade dos projetos, nos empenhamos em aprofundar as questões escolhidas para discussão e a partir delas geramos, no nosso tempo, no tempo da obra, um resultado artístico a ser compartilhado”.

Ao longo de duas semanas, o público poderá visitar o Estúdio Távora, onde uma parte dos trabalhos da Líris #1 será exposta, juntamente com uma mostra individual com fotografias de Márcio Távora.

Além do evento de lançamento da publicação, o Mundo Líris convida a todos para duas conversas abertas, nos dias 21 e 28 de fevereiro, às 15h, ocasiões em que os participantes do grupo apresentarão o material publicado, compartilhando com os interessados suas referências e processos de criação.









Evento: Lançamento da publicação impressa Líris #1 – Identidade
Artistas: Beatriz PontesBernardo DorfDaniele QueirozFlávia TojalHelena RiosLuciana MendonçaMarcelo GuarnieriMárcio TávoraMarina Piedade e Renata Angerami
Orientador: Marcelo Greco
Data: 14 de março de 2015, sábado, das 11 às 17h
Local: Estúdio Távora
Rua Valois de Castro, 50, Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Tel.: (11) 2640-8266
Período de exposição: 16 a 27 de março de 2015
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h


Publicação: Líris #1 - Identidade
Edição: Mundo Líris
Diagramação: Beto Monteiro e Helena Rios
Imagem da capa: Bernardo Dorf
Número de páginas: 108
Dimensões: 15,5 x 22 cm
Preço de venda: R$ 40,00
Pontos de venda: Website Mundo Líris (www.mundoLíris.com), Ponto Aurora (Rua Aurora, 858 - 1ºandar, República, São Paulo) e Espaço Ophicina (Rua Teodoro Sampaio, 1109, São Paulo)


LANÇAMENTO LÍRIS #1: FOTOGRAFIA, ARTIGOS E ENTREVISTAS


Mundo Líris, plataforma de desenvolvimento artístico e desdobramento de projetos, promove o lançamento da publicação impressa Líris #1. Formado por 10 fotógrafos - Beatriz Pontes, Bernardo Dorf, Daniele Queiroz, Flávia Tojal, Helena Rios, Luciana Mendonça, Marcelo Guarnieri, Márcio Távora, Marina Piedade e Renata Angerami -, além de Marcelo Greco, que atua no projeto também como orientador, o grupo propõe a Identidade como tema para esta primeira edição, que traz, além do trabalho individual de cada participante, textos, artigos e entrevistas.

Em 2004, Marcelo Greco uniu-se a outros artistas para semanalmente discutir e pensar a fotografia como forma de expressão. Nascia assim o Mundo Líris, um grupo de estudos que, ao longo de 10 anos, cresceu e transformou-se em realizador de publicações eletrônicas, exposições coletivas e individuais, imersões fotográficas, ações educativas, intercâmbios internacionais etc. Agora, o momento é de lançar outro projeto de longo prazo, com um novo tema a cada edição, sobre o qual os participantes realizam ensaios fotográficos, preparam textos e entrevistas. Identidade é o mote da Líris #1, onde encontramos trabalhos diversificados como o de Flavia Tojal, que, além de seu ensaio, faz uma entrevista com o fotógrafo holandês Leo Divendal; Bernardo Dorf, cujo autorretrato é repetido em vários cliques, mostrando alterações físicas em sua aparência, como barba, bigode, cavanhaque, cabelos, uso ou não de óculos; Renata Angerami, que, por sua vez, apresenta fotografias coloridas e desfocadas, feitas num ambiente de praia e mar; entre vários outros.

A publicação Líris foi concretizada por meio de um financiamento coletivo, como os chamados crownd fundings, e não possui periodicidade fixa, já que os projetos do Mundo Líris são sempre desenvolvidos de modo livre, autônomo e independente. Acerca disso, Marcelo Greco comenta: “Não temos patrocínio, e nenhum outro tipo de demanda que imponha uma periodicidade às nossas criações. Somos comprometidos com a qualidade dos projetos, nos empenhamos em aprofundar as questões escolhidas para discussão e a partir delas geramos, no nosso tempo, no tempo da obra, um resultado artístico a ser compartilhado”.

Ao longo de duas semanas, o público poderá visitar o Estúdio Távora, onde uma parte dos trabalhos da Líris #1 será exposta, juntamente com uma mostra individual com fotografias de Márcio Távora.

Além do evento de lançamento da publicação, o Mundo Líris convida a todos para duas conversas abertas, nos dias 21 e 28 de fevereiro, às 15h, ocasiões em que os participantes do grupo apresentarão o material publicado, compartilhando com os interessados suas referências e processos de criação.


Evento                                   Lançamento da publicação impressa Líris #1 – Identidade
Artistas                                  Beatriz Pontes, Bernardo Dorf, Daniele Queiroz, Flávia Tojal, Helena Rios, Luciana Mendonça, Marcelo Guarnieri, Márcio Távora, Marina Piedade e Renata Angerami
Orientador                            Marcelo Greco
Data                                        14 de março de 2015, sábado, das 11 às 17h
Local                                      Estúdio Távora
Rua Valois de Castro, 50, Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Tel.: (11) 2640-8266
Período de exposição            16 a 27 de março de 2015
Horário de visitação               Segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h


Publicação                            Líris #1 - Identidade
Edição                                    Mundo Líris
Diagramação                         Beto Monteiro e Helena Rios
Imagem da capa                    Bernardo Dorf
Número de páginas                108
Dimensões                             15,5 x 22 cm
Preço de venda                      R$ 40,00
Pontos de venda                    Website Mundo Líris (www.mundoLíris.com), Ponto Aurora (Rua Aurora, 858 - 1ºandar, República, São Paulo) e Espaço Ophicina (Rua Teodoro Sampaio, 1109, São Paulo)


Ass. Imprensa            - Balady Comunicação – Silvia Balady / Zeca Florentino
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br

Mundo Líris
O projeto surgiu do desejo de desenvolver trabalhos de maneira autoral e artesanal, acreditando na forma coletiva de compartilhar opiniões e dividir os processos criativos. O grupo é hoje formado por 10 artistas, orientados por Marcelo Greco - fotógrafo, curador e professor do Museu de Arte Moderna de São Paulo - que atuam utilizando a fotografia e demais artes visuais como ferramentas poéticas de expressão individual: Beatriz Pontes, Bernardo Dorf, Daniele Queiroz, Flávia Tojal, Helena Rios, Luciana Mendonça, Marcelo Guarnieri, Márcio Távora, Marina Piedade e Renata Angerami. Fundado em 2004, grupo possui em seu histórico de trabalho exposições coletivas, workshops, palestras, publicações impressas e digitais (como a revista eletrônica anual Cenáculo, de 2008 a 2013).

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now